A Honda lança no Brasil a Shadow 750 em substituição à Shadow 600, que havia subido no telhado, com declínio de vendas frente à concorrência no Brasil e no mundo. Na troca de motocicletas, a montadora optou pela adoção do estilo “ianque”, nacionalizando o modelo ACE, American Classic Edition, que tem como características muito volume e porte, além de pára-lamas envolventes. A versão Spirit, modelo 2007, tem características opostas, com porte menor, mais leve e esportiva.
Curiosamente, a nova Shadow Spirit 750 resgata os traços e o visual da falecida Shadow 600 e já chega com modernizações no motor. Em vez do carburador, o tradicional motor de dois cilindros em V (arquitetura quase obrigatória entre as custom), com três válvulas por cilindro, 745cm³ e inclinação de 52 graus, além de refrigeração líquida, teve alterações para adoção da injeção eletrônica, fornece 41cv a 5.500 rpm e torque é de 5,9kgfm a 3.500 rpm. A Shadow 750 nacional permanece carburada.
Baixa
A nova motocicleta ficou mais leve e esportiva. Na dianteira, a roda é de 21 polegadas de diâmetro, com pára-lamas curto e rente à roda. Já o banco, do tipo dois andares, foi rebaixado para apenas 652 mm do chão, transformando a nova Spirit na moto custom de média cilindrada com menor altura de banco, facilitando para pessoas de menor estatura. O peso também foi reduzido para 230,5 kg, contra 239 kg do modelo tradicional.
Os escapes também mudaram. Na Shadow 750 nacional, os dois escapes têm saída única cromada. Na nova Shadow Spirit, as saídas dos escapes são independentes, conservando, porém, o festival de cromados. Outra alteração importante na ergonomia, foi a adoção de um novo guidão. Em vez do formato típico chifre de boi, agora é um pouco mais plano e curto. O tanque, com capacidade ‘aumentada’ de 14,3 para 14,6 litros, abriga também o painel, com destaque para o grande velocímetro analógico.
Técnica
Com a posição de pilotagem alterada, via mudanças no banco e guidão, as suspensões também foram recalibradas. A dianteira, do tipo telescópica, passa a ter tubos de 41 mm de diâmetro e 115mm de curso, contra 117mm de Shadow Classic. A suspensão traseira tem dois amortecedores reguláveis, com curso de 90mm. Os freios permanecem inalterados. Na dianteira, um único disco com 296mm de diâmetro e na traseira, um arcaico tambor, com 180mm de diâmetro.
Em compensação, a transmissão final é por eixo cardã, que dispensa manutenção. O câmbio continua com cinco marchas, assim como o quadro, feito em tubos de aço e com dupla trave. O farol redondo e único foi alterado e tem um bojo cromado menor, para compor o novo estilo mais ‘light’. A nova Shadow Spirit pode ser equipada com uma longa lista de acessórios. Entretanto, já vem de fábrica com o sistema antifurto codificado e acoplado à chave de ignição. O preço é de US$ 6.500.