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Honda TRX 350 Fourtrax FM - Trator de passeio

Quadriciclo tem vocação rural, pois pode ser eficiente ferramenta para ajudar nas tarefas do campo. Mas também demonstra total desenvoltura no lazer esportivo

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Esportivamente, o veículo garante adrenalina

A Honda já fabrica motos e automóveis. Nada mais natural que também produza quadriciclos, uma espécie de mistura entre os dois veículos. No Brasil, a montadora importa dois modelos: o TRX 350 Fourtrax TM, com tração somente no eixo traseiro, e o TRX 350 Fourtrax FM, com tração integral permanente. Trata-se de um verdadeiro tratorzinho, capaz de encarar qualquer tipo de terreno e ainda transportar carga, com dois grandes bagageiros na dianteira e na traseira, além de contar com tomada de força 12 volts para conexões externas.

É um veículo interessante (enquadrado como implemento agrícola para efeitos legais), com características bem apropriadas para o grande Brasil rural, mas também pode ser usado no lazer. Aliás, para esse fim, o Fourtrax 4x4 permite estripulias e muita diversão por trilhas e barrancos. Entretanto, quem preferir um DNA verdadeiramente esportivo, sem as limitações da lida do campo, terá a opção do Fourtrax TRX 450R, que vai desembarcar no país a partir de outubro, com importação oficial.

Andando
Para pilotar não é necessário o equilíbrio, mas alguma técnica. As semelhanças com as motocicletas são guidão, pedal de marchas e banco. O acelerador, por questões de segurança, é acionado por uma alavanca, com o polegar da mão direita. A embreagem é automática. Basta acelerar e ir passando as marchas com o pé, como nas motos. Para virar, porém, é preciso força no guidão, apesar de o veículo ter diferencial autoblocante, com sensor de torque e limitador de deslizamento, que alivia o peso.

Terrenos irregulares não são problema para o Fourtrax com tração integral. Motor quatro tempos de 329,1cm³, fornece 20,6cv de potência

A tração dianteira também tem diferencial, juntas homocinéticas e semi-eixos, que atuam em conjunto com a suspensão dupla independente, com 150mm de curso. A suspensão traseira, com monoamortecedor, também tem 150mm de curso, mas o eixo sem divisão. Para quem usa o Fourtrax para trabalho no campo, o banco é confortável e o câmbio de cinco marchas para frente e ré, com primeira super-reduzida, ajuda na hora de transportar carga. Para engatar, é necessário acionar um botão de segurança no guidão.

Lazer
Para quem vai usar o Foutrax 4x4 como diversão, o interessante é explorar seus limites, desafiando a tração integral. O ângulo de ataque nos degraus é bastante alto, ajudado por um peito de aço de série, permitindo encarar subidas radicais. Nas descidas, a primeira super-reduzida ajuda. Para derrapar, é preciso forçar um pouco mais, já que a tração permanente inibe em parte o procedimento. Outro ponto interessante está no estribo fechado entre os dois pára-lamas, que protege os pés.

O jeitão de carro fica por conta dos faróis separados e das quatro rodas. O motor é do tipo quatro tempos, refrigerado a ar, com um cilindro, 329,1cm³, ventoinha e radiador de óleo, que fornece 20,6cv a 6.500rpm e torque de 2,35kgfm a 5.000rpm. Os freios são a tambor, com 160mm, e o painel tem apenas luzes de advertência. O quadro, tipo berço duplo, é em tubos de aço e o peso a seco alcança 238kg. O Fourtrax tem ainda dois porta-objetos e pneus sem câmara. O Fourtrax 4x4 custa R$ 22.500, e o 4x2, R$ 21 mil. Informações na Minas Motos: (31) 2101-1833.