Transitar nos grandes centros é uma tarefa cada vez complicada. Ir e vir em meio ao caos urbano, causado pelo excesso de veículos e por vias estreitas, requer paciência. Para tentar amenizar o problema, os scooters, veículos urbanos, foram sendo aperfeiçoados. A Honda, por exemplo, acaba de lançar na Europa, o modelo SH 300i. O novo scooter inaugura um motor inédito e também passa a ser o mais novo integrante da família SH, uma das mais comercializadas no continente europeu.
Para rodar sem problemas em qualquer tipo de piso e se aproximar do comportamento de uma moto, o novo SH 300i adotou rodas maiores, de 16 polegadas. Uma solução que parece ter sido pensada exatamente para os interesses de outros países. O aumento das rodas em liga leve, porém, não eliminou o espaço do porta-malas embaixo do banco, que comporta um capacete fechado, pequenas compras etc.
Logística
O motor é totalmente novo, com 279,1 cm³ e um cilindro. Tem a sofisticação da refrigeração líquida, injeção eletrônica de combustível, quatro válvulas e desenvolve 27 cv a 8.250 rpm. Uma das curiosidades e características dos scooters, é que o motor fica acoplado à roda traseira, economizando espaço e simplificando a transmissão. O radiador, entretanto, fica na dianteira, integrando a ‘carenagem’, para receber ar frontal, que refrigera o sistema. Tubos internos fazem a ligação entre os dois componentes.
Outra vantagem logística dos scooters é o acesso. Ao contrário das motocicletas convencionais, o piloto não monta, mas vai sentado. Com isso, atraiu também as mulheres, pois ainda tem o escudo frontal contra chuva. Outras mordomias urbanas, são a embreagem e o câmbio automático, tipo CVT, de polia variável. Para pilotar é só acelerar e frear, o que facilita consideravelmente a circulação no trânsito complicado do dia-a-dia e não requer prática.
Segurança
Além da roda maior, o novo SH 300i há o sistema de freios ABS. Na dianteira, tem um disco de 256 mm de diâmetro. Mesma medida do disco da roda traseira. Outro sistema de segurança está na chave de contato, que é codificada eletronicamente. Só liga com a original, mesmo que a cópia seja idêntica. Para facilitar a vida urbana, o SH 300i vem com fonte de energia, que permite a recarga da bateria do celular durante os deslocamentos. O quadro tem traves inferiores em aço.
Outro cacoete urbano é a altura do banco. Fica a 785 mm do chão, permitindo acesso e conforto para qualquer estatura de piloto. A suspensão dianteira é telescópica, com tubos de 35 mm e 102 mm de curso. A suspensão traseira tem dois amortecedores, facilmente reguláveis, com 95 mm de curso. O painel é completo, inclusive com marcador de nível do combustível e relógio de horas. O tanque comporta nove litros e o peso a seco é de 158 kg. O novo scooter SH 300i deve chegar ao Brasil por importação independente.