UAI

Honda Forza 350: scooter com muque

Com porte avantajado e requinte do pára-brisa regulável eletricamente, modelo conta ainda com grande porta-objetos sob o banco e controle de tração no motor

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Honda Forza 350 tem preço sugerido de R$47.000
Honda Forza 350 tem preço sugerido de R$47.000 Foto: Honda Forza 350 tem preço sugerido de R$47.000

A Honda vinha sinalizando o lançamento do scooter Forza (Força, em italiano) desde 2019, ao mostrar o modelo durante o Salão das Duas Rodas de 2019 e também registrar sua patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Porém, o modelo, que era Forza 300, chega agora mais vitaminado na versão 2022, como o Forza 350, importado da Tailândia, na Ásia.

O adiamento estratégico veio junto com a pandemia, embora, o segmento dos scooters tenha resistido (sem aparelhos) ao ciclo de retração de mercado. Aqui, o Honda Forza 350 tem preço sugerido, sem frete, de R$47.000. Ele vai concorrer, por exemplo, com o Dafra Citycom 300, Maxsym 400, Kymco Downtown 300, People GTI 300 (assoalho baixo) e até com o “menor” Yamaha XMax 250.

Substituição na Honda: sai SH 300i, entra Forza 350

O Honda Forza 350 entrou para ocupar o espaço deixado pelo SH 300i, que subiu no telhado e saiu de linha. O SH 300i tinha rodas maiores, com aros de 16 polegadas e assoalho baixo e plano (Step-Through), facilitando muito o embarque e o desembarque. Contudo, era mais alto, criando outra dificuldade.

 O Forza 350, ao contrário, tem túnel central, onde também fica o acesso ao bocal do tanque, de 11,7 litros, que se abre com uma tecla no escudo frontal.

Para amenizar o embarque e o desembarque (com barreira), situação comum em um veículo urbano, o banco em dois níveis, estilo sofá, fica baixinho, a apenas 780 mm do solo. Por outro lado, o túnel central transmite uma sensação levemente semelhante à de uma moto, embora a pilotagem continue na posição sentada.

Mordomias

O estilo do Forza 350, com linhas vincadas e formas aerodinâmicas mais sofisticadas e agressivas, até lembram o primo mirim PCX 150. Porém, as mordomias urbanas estão presentes no pára-brisas com regulagem elétrica em 180 mm, que também possibilita conforto e proteção nas estradas, por exemplo.

O scooter Forza 350 também conta com chave inteligente, que pode ficar no bolso, iluminação totalmente em LED, descanso central e lateral, além de um porta luvas no escudo central, com tomada USB para recarregar o celular, além de espaço para levar uma garrafa d'água, tipo squeeze ou outros objetos.

Motor do Honda Forza 350

O propulsor do Forza 350 tem um cilindro, 330 cm3 (51 cm3 a mais que o Forza 300), comando simples no cabeçote e quatro válvulas. Ele entrega 29,2 cv de potência a 7.500rpm e 3,24 kgfm de torque a 5.250 rpm.

O arrefecimento é líquido, com radiador na dianteira. A ausência da ventoinha ligada ao virabrequim para refrigeração forçada, como nos scooters sem o sistema líquido, além de aliviar o motor, mantém a temperatura sempre ideal.

O Honda Forza 350 também conta com outro artifício eletrônico no motor: o controle de tração, que impede a roda traseira de girar em falso nas acelerações e em situações de baixa aderência. Porém, pode ser facilmente desativado por meio de um gatilho no punho esquerdo, se o piloto quiser fazer uma estripulia na terra.

Porta malas

Um dos maiores predicados dos scooters é a capacidade de “carga”. Ao deslocar o tanque de combustível para o centro, criando o túnel central, o quadro em tubos de aço do Honda Forza 350 abriu espaço para um generoso porta-malas sob o banco.

Com volume de 48 litros, que acomoda dois capacetes fechados, o porta-malas sob o banco pode ser aberto por uma tecla no escudo frontal e tem um separador removível para segurar somente um capacete, ou então pequenas compras.

Andando no Honda Forza 350

Conforto também é um requisito para os urbanos scooters. Neste departamento, a plataforma para os pés do Honda Forza 350 é estendida e permite esticar as pernas. Para o garupa, há alças de apoio e pedaleiras retráteis.

O motor conta com embreagem automática e câmbio contínuo CVT. É só acelerar e ir regulando a altura do pára-brisa. A força, o muque, estão sempre alertas: dá para encarar as estradas em velocidades até bem superiores ao fluxo do trânsito.

As rodas em liga leve calçadas com pneus 120/70 na dianteira, com aro de 15 polegadas, e 140/70 na traseira, em aro de 14 polegadas, proporcionam bastante agilidade na área urbana. Entretanto, sofrem mais em vias que necessitam de operações tapa-buracos

Pauleira

Para aguentar a pauleira, a suspensão dianteira tem garfo telescópico convencional de 100 mm de curso, sem regulagens. Curiosamente, a suspensão traseira tem maior curso, de 115 mm, e é equipada com dois amortecedores e sete regulagens na pré-carga, em balança de alumínio.

As irregularidades são bem filtradas, mas contam com a preciosa ajuda dos pneus e também do banco “sofazão”. A frenagem é poderosa, com discos de 256 mm de diâmetro na dianteira e de 240 mm na traseira. Ambos têm ABS e de acionamento simplificado, por meio dos manetes do guidão.

A pilotagem do Honda Forza 350 conta com auxílio de um elegante painel, que tem velocímetro e conta-giros redondos, em formato analógico (mas são eletrônicos). Há ainda uma tela digital no centro que, além do computador de bordo, informa a temperatura ambiente e a tensão da bateria.

O peso a seco de 176 quilos não é sentido, já que os pés apoiam no chão com facilidade. A cor, porém, pode ser qualquer uma, desde que seja cinza metálico: é a única disponível.

Mercado brasileiro sofreu verdadeira invasão de scooters: confira no vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=Bnr68QU2uK0