O Campeonato Brasileiro de Motocross está completando 50 anos, mesma idade da emblemática Honda CR 250M Elsinore, que fez bonito nas pistas de terra no passado. E para comemorar o feito, a marca japonesa lança a edição especial limitada da Honda CRF 450R 50Th Anniversary Edition, modelo 2023. Com detalhes em vermelho, azul e dourado, a moto é equipada com motor de quatro válvulas, com arrefecimento líquido e partida elétrica.
O campeonato Brasileiro de Motocross, edição 2023, começa hoje (14 a 16), em Sorocaba, interior de São Paulo. A competição segue por mais sete etapas: Ibirubá (RS), 7 de maio; Indaiatuba (SP), 11 de junho; Interlagos (SP), com rodada dupla nos dias 23 e 25 de junho; Fortaleza (CE), 6 de agosto; Campo Grande (MS), 27 de agosto; e encerramento em Bragança Paulista (SP), em 17 de setembro.
As categorias são: MX1 (para motos com motor do tipo dois tempos entre 125cm³ e 300cm³, e motos com motor do tipo quatro tempos entre 250cm³ e 450cm³, e pilotos entre 15 e 45 anos), MX2, MX3, MX4, MX5, MX2JR, MXJR, MXF, Nacional, 65cm³ e 50cm³. A categoria MX1, considerada a mais importante e disputada, atrai também pilotos estrangeiros. Embora possa haver escolha do tipo de motor e cilindrada, todos pilotos optam pelas motos com motor quatro tempos e 450cm³.
O motocross nacional começou a ser disputado de forma mais organizada na década de 1970 com provas isoladas em São Paulo e Paraná. Porém, o primeiro Campeonato Brasileiro de Motocross oficial foi disputado em 1973, vencido pelo “Touro do Paraná”, Nivanor Bernardi, tanto na categoria 125cm³ quanto na de 250cm³, com uma Yamaha.
Para comemorar o aniversário
O Brasileiro de Motocross completa 50 anos. Exatamente a mesma idade de uma das mais emblemáticas motos de motocross do mundo: a Honda CR 250M Elsinore, também nascida meio século atrás em 1973. O aniversário de 50 anos da linha CR da marca japonesa também gerou uma edição especial e limitada do modelo Honda CRF450R 2023 50Th Anniversary Edition, com detalhes de acabamento em alusão ao meio século da pioneira nas pistas de toda a face da terra, inclusive o Brasil.
O fundador da Honda, Soichiro Honda, afirmava que a marca jamais iria produzir uma motocicleta equipada com motor do tipo dois tempos. Afirmava também, que “a Honda não existe sem competições”. Contudo, as competições de motocross se popularizaram no mundo em fins dos anos 1960 e início dos anos 1970, com outras marcas, todas com motores do tipo dois tempos. Um impasse para a Honda.
Os motores do tipo quatro tempos, promessa de Soichiro, eram incompatíveis, na época, para a disputa nas pistas com os propulsores do tipo dois tempos, mais leves e com respostas mais rápidas. Porém, a paixão por competições foi mais forte que a promessa. Soichiro autorizou o desenvolvimento de uma moto para o motocross “dois tempos” com uma recomendação: “Que seja, então, a melhor”.
História da linha CR
A engenharia de competições da marca (que mais tarde se transformaria em Honda Racing Corporation, HRC) partiu do zero, produzindo os modelos RC 250M e RC 125M (de apenas 65kg) com motores de um cilindro e dois tempos. Até então, os modelos eram restritos à fábrica, não comerciais. Em 1973, surgiu a Honda CR 250M Elsinore. O prefixo CR significa “Competition Racer” ou também “Competition Ready”, pronta para competição.
O batismo Elsinore foi em homenagem a uma popular competição anual em torno do lago Elsinore, na Califórnia, Estados Unidos. Para reforçar, a prova entrou para o imaginário com o clássico filme “On Any Sunday”, de 1971, com a participação do ator Steve McQueem. Uma combinação de marketing que alavancou o modelo.
Com o sucesso nas pistas, a Honda CR 250M Elsinore, passou a ser vendida comercialmente a partir de 1974, contribuindo para a popularização mundial do motocross junto com as sucessoras. Já a sigla CR passou a batizar a linha fora de estrada da marca, como, por exemplo, a Honda CRF Africa Twin. A letra F, incorporada ao nome, significa Four, ou quatro tempos, finalmente conforme a promessa e desejo de Soichiro Honda.
Honda CRF 450R 2023 50Th Anniversary Edition
As primeiras CR 250M Elsinore eram prateadas. O modelo comemorativo dos 50 anos incorpora o vermelho dos anos 2000, que caracteriza a cor da marca. Porém, o banco é azul e as rodas e o guidão Renthal dourados. O motor, do tipo quatro tempos, com avanços da tecnologia, passou a ser menos poluente e compatível com as disputas nas pistas.
A Honda CRF 450R 2023 50Th Anniversary Edition em edição limitada tem motor de 449,7cm³, quatro válvulas, arrefecimento líquido, câmbio de cinco marchas e a “santa” partida elétrica. Porém, o peso é de apenas 105,8kg a seco. Para tanto, o quadro é em dupla trave em alumínio, assim como o escape. O tanque comporta 6,3 litros.
A eletrônica da Honda CRF 450R 2023 50Th Anniversary Edition tem três níveis de controle de tração, três de controle de largada e três mapas de motor e entrega de potência. A suspensão dianteira tem tubos de 49mm de diâmetro e 310mm de curso, com 15 regulagens de compressão e 13 de retorno. A suspensão traseira do tipo mono, em balança de alumínio, tem seis regulagens de compressão e 11 de retorno, ambas Showa. O freio tem disco wave com 260mm e duplo pistão na dianteira e 240mm na traseira com pistão simples.
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