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Honda CG 160 comemora 45 anos como modelo mais comercializado do Brasil

Nona geração da motocicleta chega ao mercado mantendo o conjunto mecânico e a robustez, além de ganhar novos grafismos, cores e discretas alterações visuais

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Honda CG 160 comemora 45 anos como modelo mais comercializado do Brasil
Honda CG 160 comemora 45 anos como modelo mais comercializado do Brasil Foto: Honda CG 160 comemora 45 anos como modelo mais comercializado do Brasil

A nona geração da linha de motocicletas Honda CG chega ao mercado já como modelos 2022. São quatro versões: CG 160 Start, com preço sugerido de R$ 10.520, CG 160 Fan, com preço sugerido de R$ 11.760, CG 160 Cargo, já com suportes para instalação do baú, com preço sugerido de R$ 11.900 e a topo de linha, CG 160 Titan, com preço sugerido de R$ 13.040. Todas sem o frete incluído. A CG, ainda com motor de 125cm³ de cilindrada, 11cv de potência e câmbio de quatro marchas, foi a primeira motocicleta produzida pela Honda no Brasil, em 1976, depois de instalar sua fábrica em Manaus (AM).

As novas motocicletas completam 45 anos de Brasil, em constante evolução, mantendo uma característica. A CG se transformou no veículo mais vendido da história do Brasil, com cerca de 13 milhões de unidades comercializadas. Outra característica é que, desde seu lançamento, o modelo sempre ocupou a liderança de mercado, transformando-se também em uma espécie de utilitário, tanto nas cidades, quanto nos rincões do país. Um dos responsáveis pela trajetória é o motor. Maltratado, surrado e exigido sem complacência no dia a dia, foi sendo aperfeiçoado e hoje ostenta o volume de 160cm³.

MOTOR
A robustez do motor foi mantida sem alterações e é comum aos modelos da nova geração. Tem um cilindro, exatos 162,7cm³, arrefecimento a ar, injeção eletrônica e comando de válvulas no cabeçote. Porém, os modelos CG 160 Fan, Cargo e Titan são flex, enquanto o modelo de entrada CG 160 Start só pode consumir gasolina. O motor flex entrega 15,1cv quando abastecido com etanol e 14,9cv somente com gasolina. Ambos a 8.000rpm. O torque máximo é de 1,54kgfm com etanol e 1,40kgfm com gasolina. Ambos a 7.000rpm. No caso da CG 160 Start, os números são os mesmos das versões flex quando abastecidas exclusivamente com gasolina.

Outro sistema inalterado em relação aos modelos anteriores foi o quadro. Em aço estampado, tem o motor como parte integrante. As suspensões também são comuns. Na dianteira, garfo não invertido com 135mm de curso e sistema SFF (Separated Function Fork). Um lado faz a compressão e o retorno, agindo como amortecedor. O outro lado abriga a mola. Na traseira, dois amortecedores com 106mm de curso e possibilidade de regulagens na pré-carga em cinco posições, conforme o peso transportado. Os amortecedores traseiros ficam ancorados em balança de aço.

FREIOS Os freios apresentam diferenças. A CG 160 Start está equipada com tambor de 130mm de diâmetro nas duas rodas. Os modelos Fan, Cargo e Titan contam com disco de 240mm e pinça de triplo pistão na dianteira. Porém, todas contam com o sistema CBS (Combined Braking System), que distribui a pressão da frenagem entre as duas rodas, incrementando a segurança. O mecanismo aciona automaticamente o pistão central da pinça dianteira, junto com o freio traseiro. Na Start, o sistema funciona com um cabo de freio extra que transfere parte da pressão da roda traseira para a dianteira.

Outra diferença está nas rodas. A CG Titan, Fan e Cargo possuem rodas em liga leve. A Start tem rodas raiadas. Os pneus dianteiros são comuns, com medidas de 80/100 em aro de 18 polegadas. Porém, os pneus traseiros passam de 90/90-18 para 100/80-18 na CG 160 Titan. As mudanças no visual foram superficiais. A CG Start tem nova moldura de painel e carenagem frontal. A CG Cargo e CG Fan, além da moldura de painel e carenagem, também ganharam retoques nas laterais do tanque. O modelo CG 160 Titan incorporou as mudanças dos modelos Cargo e Fan, além de carenagem do farol e rabeta com laterais redesenhadas.