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Honda CG alcança marco de 14 milhões de unidades produzidas no Brasil

Desde 1976, o modelo, em suas variadas versões, vem liderando as vendas de motocicletas no país

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A primeira moto da Honda produzida no Brasil foi uma CG, em 1976
A primeira moto da Honda produzida no Brasil foi uma CG, em 1976 Foto: A primeira moto da Honda produzida no Brasil foi uma CG, em 1976

A Honda CG foi a primeira motocicleta fabricada pela marca no Brasil, em 1976. E, agora, ela ganha outro título de honra ao alcançar a marca de 14 milhões de unidades vendidas no país, completando 45 anos como o modelo pioneiro de vendas. 

Desde a década de 1970, a moto evolui em diversas aspectos, passando por diferentes versões, como a pioneira Start, a Titan, a prática Fan e a profissional Cargo. No total, foram nove gerações da Honda CG – todas elas compartilham um aspecto em comum: a liderança no mercado.

Com isso, a Honda CG pode ser considerada a preferida entre todas as motocicletas vendidas no Brasil, além de ser colocada na posição mais alta dos rankings de vendas geral de veículos, à frente até mesmo dos automóveis populares mais consagrados.

Segundo Marcelo Langrafe, diretor Comercial da Moto Honda e diretor CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da Honda South America, a CG é um ícone absoluto. Não apenas para a Honda, mas também para o mercado das duas rodas.

Completar os 14 milhões de unidades produzidas reforça esse destaque. Sinônimo de motocicleta para os brasileiros, não é exagero dizer que muitos aprenderam a pilotar em uma Honda CG, por isso ela ganhou a garagem e o coração de milhões de motociclistas, que guardam histórias com o modelo”.

Marcelo Langrafe

O sucesso da Honda CG

Um dos principais fatores que explicam o sucesso da Honda CG é a sua versatilidade para a mobilidade diária, para trabalho ou o lazer.

Ao mesmo tempo, sendo a motocicleta mais econômica do mercado, com baixo consumo de combustível e custo de manutenção, ela reforça o seu posto como a moto mais popular vendida.

Sua acessibilidade é justificada, também, pela facilidade de acesso a peças originais, pela assistência técnica disponível em todo território nacional, pelos três anos de garantia sem limite de quilometragem, pelas sete trocas de óleo e pelo bom valor de revenda graças ao seu baixo índice de depreciação no mercado.

Sendo assim, com sua economia e versatilidade, a Honda CG acaba atraindo muitas pessoas a entrarem no mundo das duas rodas.

A qualidade não deixa a desejar também. O motor de 160cm3 proporciona à moto bom desempenho com resistência e durabilidade.

O modelo não para de evoluir

Desde a sua primeira unidade produzida, na década de 1970, a Honda CG não parou de ser inovada constantemente. Isso explica o porquê de o modelo estar no topo há tanto tempo.

A Honda CG começou com uma motorização de 125cm³, sendo a primeira motocicleta a ser produzida na fábrica da Honda em Manaus (AM). Ela também se tornou pioneira com sua versão alimentada à álcool, em 1981, e com sua versão para uso profissional, em 1998. Esta última, a Honda CG 125 Cargo, contava com banco individual mais largo e bagageiro para transporte de cargas.

Em 2004, o motor evoluiu para 150cm³, com o modelo ganhando um design mais moderno, mas mantendo sua economia, agilidade e durabilidade.

Já em 2006, indo de encontro com a estratégia mundial da Honda voltada para a preservação do meio ambiente, a CG 150 Titan Mix, a primeira motocicleta no mundo produzida em série que usa tanto etanol como gasolina, foi lançada. Essa tecnologia FlexOne permitiu a vantagem de poder escolher o combustível, além de contribuir para um menor impacto ao meio ambiente, se utilizado o etanol.

A segurança também foi um aspecto que evoluiu ao longo dos anos. Em todas as versões, a Honda CG conta com o sistema de freios CBS (Combined Brake System) que distribui a frenagem entre as rodas. Além disso, nas versões Start, Fan e Titan, a suspensão dianteira telescópica – Showa SFF (Separated Function Fork) – é capaz de absorver melhor as irregularidades do piso, trazendo ainda mais leveza, agilidade e conforto na pilotagem.

O VRUM já testou uma Honda CG; assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=lgpQbBmSp_Y