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Honda CB 500X tem estilo aventureiro com jeitão fora de estrada

Modelo equipado com motor de dois cilindros paralelos, Honda CB 500X tem suspensões e para-brisa reguláveis, posição de pilotagem mais relaxada e natural

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Honda CB 500X tem estilo aventureiro com jeitão fora de estrada
Honda CB 500X tem estilo aventureiro com jeitão fora de estrada Foto: Honda CB 500X tem estilo aventureiro com jeitão fora de estrada

O motor tem dois cilindros paralelos e fornece 50,4cv de potência

A nova CB 500X divide o conjunto mecânico com as irmãs CBR 500R, carenada e de configuração mais esportiva, e a naked CB 500F. Porém, adota estilo aventureiro, com jeitão meio fora de estrada, para encarar tanto o asfalto quanto a terra, mas sem exageros. Essa combinação, que nos carros é chamada de crossover, também faz sucesso entre as duas rodas, inclusive com a CB 500X, lançada em 2013 e, desde então, a mais comercializada entre as irmãs. Agora, em sua primeira modernização, chega com atualizações no visual e na parte técnica.

Para enfrentar o “rali” diário de nossas atapetadas ruas e estradas, a suspensão dianteira tem 140mm de curso, 20mm a mais que nas irmãs, e finalmente ganhou a possibilidade de regulagens na pré-carga, mantendo, porém, o clássico garfo telescópico não-invertido. Por outro lado, a suspensão traseira, do tipo mono, também regulável, tem 118mm de curso. O arranjo aumentou ligeiramente a distância entre-eixos, interferindo também na pilotagem, que ficou um pouquinho menos arisca em relação às irmãs, com quem divide o quadro.

VENTO Outra alteração bastante importante no quesito conforto, especialmente em maiores velocidades, é o novo para-brisa, que ficou 100mm mais alto e com aberturas de ventilação, ganhando também regulagem manual em duas posições. Para aumentar a autonomia, versatilidade e a capacidade aventureira, o tanque de combustível foi redesenhado, incorporando nova tampa, de desenho basculante e mais esportivo, e sua capacidade foi aumentada em 0,4 litro, passando para 17,7 litros. Já o manete de freio foi redimensionado e agora conta com cinco ajustes de altura.

O painel é totalmente digital e tem computador de bordo

A iluminação também foi modernizada. Tanto o farol quanto a lanterna traseira ganharam LEDs. Já o painel, totalmente digital, permaneceu sem alterações. Conta com o computador de bordo, que indica consumo imediato e médio, além de conta-giros, hodômetros total e parcial, relógio e velocímetro. O escape também manteve a posição, com saída lateral e longa, mas ganhou nova ponteira hexagonal e proteção tipo limpa-trilhos junto ao motor. As alças laterais de apoio para o passageiro também foram mantidas, enquanto nas irmãs ficam embutidas e camufladas.

Os freios são assistidos pelo sistema ABS

ANDANDO O banco inteiriço, embora em dois níveis, é 23mm mais alto que nas irmãs e proporciona bom encaixe, mas dificulta a movimentação se o percurso incluir terra. No asfalto, o guidão também um pouco mais alto deixa a posição de pilotagem prazerosa e confortável e a nova bolha permite encarar as estradas com muito mais disposição. Por outro lado, os aros de liga leve, de 17 polegadas de diâmetro, como nas esportivas, agora calçados com pneus Dunlop, convidam à diversão.

Os freios, com um disco na dianteira de 320mm de diâmetro e outro na traseira de 240mm de diâmetro garantem frenagem confiável, assistidos pelo sistema ABS. O motor, porém, é mais conservador. Com dois cilindros paralelos, tem 471cm³ de cilindrada e fornece 50,4cv a 8.500rpm e torque de 4,55kgfm a 7.000rpm. É bem redondo e homogêneo, mas para proporcionar adrenalina é necessário trabalhar mais o câmbio de seis marchas. A CB 500X tem preço sugerido de R$ 29.900 e cores vermelho ou branco.

Lanterna conta com LEDs e ponteira de escape é hexagonal