A centenária marca americana Harley-Davidson apresentou nessa semana sua linha 2010. Como de praxe, aperfeiçoamentos, ajustes e maquiagem em vários modelos, mas também uma surpreendente quantidade de motocicletas completamente novas. Dentro de sua plataforma de produção, composta por seis divisões de modelos, conhecidos como Sportster, Dyna, Softail, Touring, VRSC e CVO, foram nove novas motos. Os destaques são a CVO Street Glide, a Softail Convertible, a enorme Touring Electra Glide Ultra Limited e a Dyna Wide Glide.
A divisão CVO da Harley-Davidson (Custom Vehicles Operation) é responsável por customizar seus próprios modelos, produzindo motocicletas exclusivas, tanto em equipamentos quanto em decoração e pintura, em produção limitada. Já com 11 anos de atividades, foi criada para atrair clientes especiais, que gastavam dinheiro com estúdios de customização independentes para personalizar suas motos. Dessa forma, tudo fica em casa, a um custo que quase pode dobrar de valor em relação aos modelos originais. Uma estratégia comercial que deu resultados tão positivos que a marca segue renovando os modelos CVO com uma disposição cada vez maior.
Especiais
A linha 2010 Harley-Davidson de modelos especiais CVO renovou a pintura e detalhes da Ultra Classic Electra Glide e da Fat Boy, além de apresentar as novas FLHXSE Street Glide e a FLSTSE Softail Convertible. Classificada como uma moto dois em um, a Convertible pode assumir a personalidade de uma moto de turismo, com bolsas laterais, banco e encosto para a garupa e para-brisa, quanto em uma motocicleta do tipo cruiser, para uso mais apimentado, com esses mesmos equipamentos, facilmente removíveis ao gosto do freguês. Daí o próprio nome (convertible ou convertível), aumentando a versatilidade do modelo.
O motor dos modelos CVO é o clássico dois cilindros em V, inclinados em 45 graus, com injeção eletrônica e refrigeração a ar. Só que na configuração Twin Can 110, com 1.803cm³, que é o maior entre todos produzidos pela montadora americana. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final por correia. A Convertible tem estilo inspirado em modelos mais antigos, Old School, mas conta com rodas em alumínio e painel com elementos digitais. O modelo Street Glide tem carenagem dianteira tipo asa de morcego, amortecedores traseiros hidráulicos com regulagem, novas rodas com aro 18 polegadas, sistema de freios antitravamento ABS e bolsas laterais que vão até quase o chão.
Comuns
Entre os modelos classificados como comuns, da linha regular, a grande touring FLHTK Electra Glide Ultra Limited, considerada pela montadora como a nova rainha das estradas, é um dos destaques, com equipamentos de série que antes só eram oferecidos como acessórios. O motor é o tradicional dois cilindros em V, Twin Can 103, montado em coxins de borracha, para minimizar as vibrações. A nova Limited tem rodas de alumínio, punhos aquecidos com seis regulagens, piloto automático, som, saída de energia para carregar aparelhos eletrônicos, freios com pinças Brembo e sistema ABS e suspensão traseira regulável.
O modelo FXDWG Dyna Wide Glide é outro destaque. Totalmente novo, tem estilo chopper, com garfo mais aberto e pedaleiras mais avançadas. O guidão é do tipo drag bar, mais curto, os para-lamas traseiro, cortado e a roda dianteira, aro 21 polegadas em preto. O motor é o Twin Can 96 e o banco baixo a apenas 680mm do chão. Outro modelo novo é o Sportster XR 1200X, baseado no XR 1200, feito para o mercado europeu, que por sua vez foi inspirado na lendária moto de competição XR 750. Com apelo esportivo, tem suspensões Showa (invertida na dianteira), pneus especiais, pinças de freio Nissin, rodas de liga leve, pintura preta, escapes inclinados e pedaleiras mais altas, para facilitar a inclinação. O motor tem 1.202cm³ e 90cv a 7.000rpm, com refrigeração auxiliar a óleo. Também foram apresentadas as Road Glide Custom, Fat Boy Lo e o triciclo Street Glide Trike.