UAI

Harley-Davidson FX 1600 - Para o casal real

Com novo motor e caixa de câmbio de seis marchas, versão 2007 já está à venda no mercado nacional. Piloto e carona têm bancos largos e confortáveis

Publicidade
Foto:

Cromados estão presentes nos escapes e bojo do farol solitário

A Harley-Davidson, tradicional e centenária marca americana, não ousa alterar significativamente o consagrado estilo de seus modelos clássicos, porém tratou de modernizar a parte invisível, reformulando motor, caixa de câmbio e outros componentes técnicos. Com esse pacote, chega ao mercado brasileiro a FX 1600 Softail. O motor saltou de 1.450 cm³ (Twin Cam 88B) para 1.584 cm³ (Twin Cam 96B), ou 96 polegadas cúbicas com balanceadores para reduzir vibrações, ganhando mais torque e potência, mas permanece com a arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e refrigeração a ar.

Esse motor, com maior curso dos pistãos e 17% a mais de torque, já equipava a linha screamim eagle (motos especiais, com personalização de fábrica) e agora foi adotado na linha regular 2007. O câmbio também foi alterado. Batizado de Cruise Drive, tem seis marchas, contra cinco do modelo anterior, além de uma relação mais longa, que reduz em cerca de 11% o regime de rotações, proporcionando economia e velocidade. Para desespero dos puristas, as engrenagens foram redesenhadas, reduzindo os assustadores ruídos nos engates.

Sapato

Pneu traseiro ficou bem largo, com 200 mm


Com o novo câmbio, o sistema de embreagem foi reforçado e ganhou acionamento mais macio. O sistema de injeção eletrônica agora é o Eletronic Sequential Port Fuel Injection (ESPFI), de série, mais moderno e menos poluente. Na mudança, o pneu traseiro também ganhou novas dimensões: ficou mais largo e agora tem 200 mm, montado em roda maciça e exigindo alterações na balança traseira. A providência proporciona um comportamento mais esportivo e compatível com os novos motor e câmbio.

O modelo Softail FX foi importado pelo Brasil até 2005. Em 2006, por uma questão de estratégia, o grupo Izzo, representante da marca americana no país, substituiu o modelo pela Heritage Custom, também da família Softail. Em 2007, a Heritage Custom saiu de linha, abrindo espaço para o retorno da FX, novamente importada oficialmente, só que modernizada. Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos a FX é classificada como FXST, ou Softail Standard, já que convive com as irmãs mais sofisticadas FXSTC (Custom), FXSTB (Night Train) e FXSTD (Deuce).

Rei

Uma das principais características da FX é o banco do tipo dois andares, largo e confortável, tanto para o piloto quanto para o garupa, batizado de king-queen (rei-rainha). Para completar, as pedaleiras ficam avançadas e o guidão bastante largo deixa a posição de pilotagem relaxada. Outra característica própria é o pára-lamas traseiro destacado e mais moderno, chamado de Bobtail, que abriga a lanterna. O painel fica em cima do tanque (18,9 litros), que tem dois bocais de abastecimento.

O peso a seco é de 303 quilos. A suspensão dianteira telescópica têm 142mm de curso, enquanto a traseira conta com dois amortecedores reguláveis (109mm de curso), escondidos, para imitar as antigas rabo duro. Quando ganharam a suspensão traseira, foram apelidadas de Softail (rabo macio), mas conservaram o charme dos amortecedores ocultos. Os freios são a disco, com 292mm de diâmetro, e a transmissão, por correia. A Harley-Davidson FX 1600 tem preço promocional de R$ 42.630.