A americana Harley-Davidson lançou segunda-feira, em San Antonio, Texas (Estados Unidos), durante o encontro anual de inverno de seus distribuidores, o modelo FLSTSB Softail Cross Bones. É uma completa radicalização de retorno ao passado, no conceito da velha escola. Uma vertente tradicionalista que procura preservar o estilo antigo, construindo artesanalmente motos e seguindo com fidelidade o desenho adotado nos anos 1940 e 1950.
A nova Cross Bones encarnou o espírito, apresentando de surpresa o modelo com o estilo da velha escola de fábrica, mas com toda a tecnologia atual disponível. A explicação é simples: milhares de donos de Harley transformam seus modelos mais modernos em motos com aparência dos anos 40 e 50 do pós-guerra, na falta de uma oficial. Agora, esse contingente pode optar por já comprar pronta uma moto no estilo do século passado, engordando ainda mais o caixa da marca.
Sozinho
Uma das principais características da nova Cross Bones é o banco individual, estilo selim em couro, como nas antigas, mas com possibilidade de duas regulagens de altura. Para completar, a suspensão traseira, com dois amortecedores, fica escondida - linha softail ou rabo macio -, sob a moto, horizontalmente, para imitar as tradicionais rabo duro sem suspensão. A suspensão dianteira é do tipo springer, com conjunto de molas aparentes e braços articulados, também como nas antigas Harleys.
Outro destaque no visual são o guidão elevado, motor, quadro e rodas pintadas em preto. Já o escape tem dupla saída e é cromado. O pára-lamas dianteiro é curto, sendo o traseiro ondulado, no estilo "bob". O farol dianteiro é pequeno e solitário, à frente da suspensão Springer. Outra característica interessante do novo modelo é a fixação do motor no quadro. Foram propositalmente abolidos os calços de borracha, para a moto vibrar mais e apresentar maior originalidade.
Tecnologia
Toda a maquiagem na nova Cross Bones, para ficar mais parecida com os modelos do passado, casa com a tradicional arquitetura de motor de dois cilindros em V, inclinados a 45 graus, com 1.584 cm³, de nova geração, batizado de Twin Cam 96B (balanceado com contra-pesos internos), refrigerado a ar, mas equipado com injeção eletrônica de combustível, que tem 17% mais torque em relação ao modelo anterior. O câmbio de seis marchas também é novo.
Com mais torque, a última marcha pode ser mais longa, proporcionando mais velocidade e economia, com menos rotações. Os freios são a disco nas duas rodas, com pneus do tipo balão. A plataforma dos pés tem formato de meia-lua e o painel fica em cima do tanque de combustível, que tem acabamento em couro e capacidade para 18,9 litros. O peso a seco é de 317,5 kg. A Harley-Davidson, que já importa oficialmente outros modelos, ainda não decidiu se vai trazer a nova versão. Informações: (31) 3275-2711.