A Buell, fabricante norte-americana de motos esportivas com motores Harley-Davidson criada por Erik Buell em 1983, se caracterizou pelas soluções inovadoras, como o tanque integrado ao quadro e pelos grandes discos de freio perimetrais. Mas a alta qualidade de seus produtos não salvou a marca. A Harley-Davidson, dona da Buell desde 1998, comunicou o fechamento da marca. Com isso cerca de 180 trabalhadores perderão os seus empregos. A rede de vendas será mantida em um primeiro momento, tal como a fabricação de peças de reposição.
O fim da Buell foi motivado pela crise que abateu a H-D, que reportou perdas de 21,3% em vendas no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ainda que seja um número menos desanimador que os 30,1% de queda registrado no segundo trimestre do ano, a queda representa um grande “tombo” em termos financeiros.
De acordo com a marca de Milwaukee, o rendimento da rede no terceiro trimestre foi de US$ 26,5 milhões – cerca de R$ 45 milhões –, contra US$ 166 milhões em 2008, o equivalente a R$ 283 milhões. O que também motivou outra decisão: a venda da italiana MV Agusta. A marca foi comprada pela Harley em agosto de 2008.
“A Buell e a MV Agusta são grande companhias, com marcas orgulhosas, produtos excitantes de alta qualidade e entusiasmo apaixonado pelo setor de motos. Contudo, a nossa estratégia de focar na Harley-Davidson reflete o fato que nos acreditamos que os nossos investimentos na marca representa uma melhor utilização dos recursos totais da companhia”, explica Keith Wandell, executivo chefe da Harley.
No Brasil a Buell é representada pelo Grupo Izzo, que comercializa a gama de modelos da marca, que vão desde a naked City Cross com motor Harley até a esportiva 1125 CR equipada com um propulsor refrigerado a água. Os preços ficam entre R$ 36.900 e R$ 56.900.