UAI

Gas Gas - Papa-trilha

Especializada em motos para o fora-de-estrada, a montadora espanhola apresenta modelos 2007 com modernizações diversas e com menos vocação para bebedeira

Publicidade
Foto:

O modelo Endurocross EC 250, com motor de dois tempos, é o preferido no Brasil

A marca espanhola Gas Gas, especialista em motocicletas fora-de-estrada, antecipou o lançamento da sua linha 2007, apresentada ainda em maio deste ano em Barcelona. Esta linha chega agora oficialmente ao Brasil. Além do carro-chefe de vendas no país, o modelo do tipo enduro, EC 250, equipado com motor do tipo dois tempos e modernizado em sua versão 2007, a marca traz também modelos de enduro com motor do tipo quatro tempos, motos do tipo trial, supermotard, motocross, minimotos e quadriciclos.

A Gas Gas também vai comercializar os modelos mais econômicos Pampera 450 4S e a EC 200 Hobby. A Pampera 450 é uma moto para o trail e não para o enduro do tipo ?profissional?, como nas irmãs especializadas. Foi projetada com uma geometria menos radical, com reações mais dóceis, mais confortável e fácil de pilotar, mantendo, porém, os predicados técnicos, peso a seco de 118 kg e tecnologia de ponta, como motor de quatro tempos, com 45 cv e suspensões de longo curso. O preço é de US$ 10.700.

Intermediária

O modelo EC 200 Hobby (37cv), é baseado na profissional EC 200, custa 11.960 dólares e tem101kg de peso a seco, mas tem custo menor por algumas alterações. O quadro é cinza com plásticos vermelhos; a suspensão dianteira, Marzocchi invertida, vem sem tratamento, mas mantém as regulagens e o banco é 20mm mais baixo. A corrente agora é ?normal? (520), sem retentores, e o peso a seco, de 103 kg. Tudo para deixar o modelo com uma relação custo/benefício mais favorável ao bolso do consumidor brasileiro, que pode pagar 9.410 dólares.

A campeã de vendas no Brasil, modelo EC 250 cm³, equipada com motor do tipo dois tempos, versão 2007, chega modernizada, com várias alterações e 49,5 cv. O grafismo foi atualizado, incluindo novos plásticos da ?carroceria?. A balança da suspensão traseira em alumínio passa a ter perfil quadrado. O banco também é novo, com possibilidade de desmontagem rápida e manual. O filtro de ar foi reprojetado e pode ser facilmente acessado para manutenção.

Ambiente

Para adaptar os motores do tipo dois tempos às exigentes normas ambientais, a Gas Gas, que acredita em vida longa para este tipo de motorização, especialmente em competições, desenvolveu novos catalisadores de escapes mais eficientes. A EC 250 tem nova lanterna com led. A válvula de escape foi redesenhada, assim como o contrapeso do motor. O amortecedor traseiro regulável é Sachs, opção para o Ohlins, com 310 mm. A suspensão dianteira (Ohlins), tem 295 mm de curso. Os freios são a disco, com 260 mm de diâmetro na dianteira e 220mm de diâmetro na traseira. O câmbio é de seis velocidades e o peso a seco, de 102 kg. O preço é 11.960 mil dólares.

Por via das dúvidas, a Gas Gas também desenvolveu uma linha de motores do tipo quatro tempos, equipada com injeção eletrônica. O modelo FSE 450 EFI, com partida elétrica, tem 51 cv e pesa 118 kg a seco. O preço é de 14.990 dólares. O modelo de trial TXT PRO 280, com apenas 68kg, chega por 8.900 dólares. A Gas Gas, instalada em Girona, próximo a Barcelona, assinou um acordo com a Sachs amortecedores para desenvolver peças exclusivas para sua linha. A marca também exporta para 52 países. No Brasil, a Gas Gas tem um programa de incentivo, com descontos para pilotos que competem com a marca. Em Belo Horizonte, a filial Gas Gas é a All Motos. (31) 3223-7836.