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GAS GAS EC 300 - Galega assanhada

Equipado com o tradicional motor dois tempos, refrigerado a água, modelo da marca espanhola tem bom torque em baixas e potência em altas rotações graças à eletrônica

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Equipada com farol e farolete, a moto vai ganhar o Renavam

A marca espanhola, especialista em modelo do tipo fora de estrada e também de trial (próprios para suplantar impensáveis obstáculos), desenvolveu uma linha de motos equipadas com motorização do tipo quatro tempos e injeção eletrônica, mas não abandonou os tradicionais motores do tipo dois tempos, ainda preferidos por boa parte dos pilotos de enduro, por exemplo, por serem mais descomplicados, mais leves e também mais explosivos, como o da nova enduro Gas Gas EC 300, modelo 2009.

Por outro lado, esses motores quase foram banidos, por serem mais poluentes e apresentar menos força em baixos giros (vital no fora de estrada), em relação aos de quatro tempos. Para ganhar sobrevida e atender a enorme legião de fãs, as deficiências foram contornadas com o desenvolvimento de uma nova geração de óleos (que são misturados à gasolina nos motores de dois tempos), muito mais eficientes, e sistema de catalisadores no escape. Por outro lado, para ganhar mais força e torque em baixas rotações, a fábrica recorreu à eletrônica embarcada.

Força
Também para reduzir os índices de emissão de poluentes, o motor da Gas Gas EC 300, refrigerado a água, foi desenvolvido utilizando componentes nobres, que permitem uma mistura de apenas 2% de óleo na gasolina, praticamente eliminando a "fumaça" de outrora. Já na eletrônica, foram elaborados dois tipos de mapeamento do motor, que podem ser selecionados manualmente e permitem rodar com mais força e torque, devagar, quando o tipo de piso, ou trilha exige; ou com mais potência, em trilhas, ou pisos que proporcionem mais velocidade, por exemplo.

O motor tem um cilindro e 297 cm³ de cilindrada, é alimentado por carburador e desenvolve 50,7 cv de potência a 7.340 rpm e 5,0 kgfm de torque a 6.890 rpm. A embreagem tem comando hidráulico e o câmbio, seis velocidades. Lançado em 1998, o modelo EC 300 vem sendo aperfeiçoado constantemente. Na versão 2009, a moto tem novos grafismos e cores e suspensão dianteira Sachs (que mantém acordo de desenvolvimento com a marca), com novos componentes, invertida e com canelas de 48mm de diâmetro e 295 mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, em balança de alumínio, com 310 mm de curso.

Lombo
Pilotar a nova Gas Gas EC 300 é como subir no lombo de um puro-sangue. Para começar, o banco é bastante alto, a 945 mm do chão, que ainda por cima, no fora de estrada, quase nunca é planinho... O alívio é que o pedal de partida é bem macio e obediente, e o peso a seco, de somente 102 kg. Porém, andando, a situação muda de figura. Surpreendentemente, para uma dois-tempos, o motor tem força mesmo quase "morrendo", em baixos giros, por conta da eletrônica, facilitando a pilotagem em situações de "sufoco", em trilhas acidentadas. Mesmo se o piloto errar (como ocorreu diversas vezes durante o test-drive), as suspensões, quase sempre, garantem as barbeiragens.

Em trilhas rápidas, o motor enche depressa e vai embora, ficando difícil desafiar o juízo e seu limite. A posição de pilotagem favorece uma tocada em pé, muito utilizada no fora de estrada, e as pedaleiras ganharam mais área para facilitar a tarefa. O freio dianteiro tem disco de 260 mm, com pinça Nissin aliviada, e é bem modulado. Já o traseiro, com 220 mm, exige uma regulagem individual, para a bota não ficar travando desnecessariamente. O painel é digital multifunção e o modelo passou por uma "revisão" do sistema elétrico (farol e farolete). Com isso, também vai ganhar o Renavam. A Gas Gas nasceu em 1982, na Espanha, chegou ao Brasil em 1995 e, desde 2008, passou a ser sediada oficialmente em Minas Gerais. A EC 300 pode ser encontrada na Terra Motos (31) 3071-4151 e na RS Motos (31) 3287-2500, por R$ 28.450.