UAI

Gas Gas - Dupla na vitrine

Acreditando no potencial do mercado nacional, marca espanhola desenvolve modelo especialmente para o Brasil que será montado aqui. E faz lançamento mundial no país

Publicidade
Foto:

Especializada no segmento fora de estrada, a marca espanhola Gas Gas nasceu há 27 anos, em 1982, com os ex-campeões de enduro e trial Narcis Casas e Josep Maria Pibernat. Apenas dois anos depois, já participavam de competições e atualmente acumulam diversos títulos mundiais, inclusive o último Six Days, disputado em Portugal. Instalada em Salt, Girona, a Gas Gas está oficialmente no Brasil desde 1994. Mas em 2008 iniciou uma nova fase, transferindo suas operações para Minas Gerais, estado considerado o berço do fora de estrada brasileiro, por meio do grupo Celeghini, de onde pretende expandir sua atuação para todo o país e América do Sul.

Veja mais fotos da Gas Gas 250!

Para implementar as novas diretrizes e reduzir custos, vai criar uma linha de montagem, em sistema CKD, trazendo desmontados da Espanha quadro, motor, câmbio e suspensões, para agregar os demais componentes, com fornecedores nacionais de motopeças. O planejamento inclui o lançamento de um modelo desenvolvido especialmente para o mercado nacional, Halley 250, cujo protótipo foi apresentado durante o 10º Salão das Duas Rodas, em São Paulo, entre 7 e 12 de outubro. Tanto o nome quanto as formas apresentadas ainda são provisórios, mas o preço deve ficar na casa dos R$ 15 mil.

Entrada

O novo modelo deve ser comercializado a partir do segundo semestre de 2010. Até lá, a engenharia da marca vai fazer todos os ajustes necessários, como revelaram os técnicos no salão. Baseada no modelo de entrada Pampera, a moto conserva a badalada ciclística Gas Gas, com quadro em aço perimetral, suspensão dianteira invertida Paioli, italiana, suspensão traseira do tipo mono, Sachs, aros de alumínio, freios a disco nas duas rodas, painel integralmente digital, sistema elétrico com farol, farolete e setas e um motor do tipo quatro tempos, mais robusto, refrigerado a ar, com partida elétrica.

O modelo desenvolvido para o nosso mercado pretende ocupar o espaço de quem quer se iniciar no mundo do fora de estrada com um conjunto razoável, que proporcione boa relação custo/benefício. Outra demonstração de prestígio e do potencial do nosso mercado foi a apresentação antecipada do aguardado lançamento mundial EC 250 4T. O modelo, equipado com motor do tipo quatro tempos, fornecido pela Yamaha e o mesmo que também equipa do modelo WR 250, só vai ser lançado oficialmente no salão mundial de Milão, na segunda quinzena do mês.

Lançamento


A nova Gas Gas modelo EC 250 4T, já como modelo 2010 e que também vai ser comercializada no Brasil, tem motor com cabeçote de cinco válvulas, refrigeração líquida e alimentação por carburador. A partida é elétrica e o câmbio, de cinco marchas. A suspensão dianteira é uma Marzocchi invertida com tubos de 45mm de diâmetro e 295mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, Sachs, em balança de alumínio, com 310mm de curso. O freio dianteiro é a disco, com 260mm de diâmetro. O freio traseiro tem disco de 220mm de diâmetro. Ambos com pinças Nissin e formato margarida.

Motor 250 de quatro tempos é fornecido pela Yamaha



Equipada com o conhecido motor Yamaha 250 4T, a Gas Gas pretende se diferenciar na ciclística. O quadro, em aço, tem arquitetura perimetral. A distância entre-eixos é de 1.476mm e o banco fica a 940mm do chão. O peso a seco é de apenas 101kg e o tanque comporta 6,3 litros. As rodas são em liga leve, com aros DID. O visual, seguindo padronização da marca, tem pintura predominantemente preta, inclusive os aros. A Gas Gas tem ainda modelos enduro equipados com motor dois tempos, de 250cm³ e 300cm³, modelos do tipo enduro quatro tempos de 450cm³ e modelos do tipo trial. Informações: (31) 3071-4066.