O estado de Minas Gerais é considerado o berço do fora-de-estrada brasileiro, formando um verdadeiro exército de praticantes. Na Espanha, a marca Gas Gas é especialista na construção de motos do tipo fora-de-estrada. Com a coincidência de interesses e foco, nada mais natural que houvesse uma atração mútua, para cruzar o oceano Atlântico, juntando a "fome com a vontade de comer". Para consolidar o negócio, foi fundada a Gas Gas Minas, em parceria com a Terra Motos. A primeira vai distribuir os modelos, e a segunda ficará responsável pelas peças para todo o Brasil.
A marca Gas Gas nasceu em 1982, com os sócios Narcis Casas e Jose Maria Pibernat, praticantes de trial. Hoje, a marca, estabelecida em Girona, produz uma linha composta de motos para enduro, cross, trial, minitrial, supermotard e quadriciclos e exporta cerca de 75% de sua produção para mais de 50 países. A linha 2008 já está sendo comercializada, com as modernizações de praxe. No visual, foram adotados novos plásticos e grafismos, além de um desenho mais voltado para as pistas.
Aposta
Na parte técnica, as mudanças são muitas: painel digital multifunção; pinças de freio mais leves; banco mais comprido; recalibragem das suspensões; novos rolamentos e cilindro. O carro-chefe da marca no Brasil é o modelo de enduro EC 250 (que tem número de Renavam), equipado com motor de um cilindro, do tipo dois tempos. A Gas Gas aposta nesse tipo de propulsor por ele ser mais leve e descomplicado. Para tanto, desenvolveu escapes com catalisadores e melhor queima do combustível, para reduzir os níveis de emissão de poluentes.
Por via das dúvidas, também desenvolveu uma linha equipada com motores do tipo quatro tempos, equipadas com injeção eletrônica de combustível. O modelo EC 250 2008 tem refrigeração líquida, pesa 97 quilos (a seco) e tem propulsor que desenvolve 50 cv. O preço é R$ 23.950. Outra aposta da Gas Gas é o EC 200 Hobby, que vai ganhar número de Renavam. Trata-se de um modelo que pesa 95 quilos (a seco) e tem motor que desenvolve 39 cv de potência. Embora seja qualificado como versão de entrada, tem pacote que inclui rodas de alumínio, suspensão dianteira invertida, de 45 mm e 270 mm de curso, e a traseira, mono, com 295mm. O preço é R$ 19.950. Em breve também haverá a versão EC 125 Hobby.
Modelos
Acima da EC 200 Hobby, a marca tem a EC 200, com equipamentos de ponta e decoração ligeiramente diferente, com plásticos e grafismos da linha 2008. A suspensão dianteira tem os mesmos 45 mm de diâmetro, mas o curso aumenta para 295 mm e o preço para R$ 23.400. A suspensão traseira é mono, com 310 mm de curso. O modelo EC 125 2008 também tem equipamentos de última geração e a mesma suspensão dianteira e traseira da EC 200, mas o peso é de somente 92 quilos (a seco). O preço é R$ 22.250.
Acima de todas as motos do tipo dois tempos está a EC 300 2008, com mesmo pacote técnico, quadro tipo Deltabox e potência (não declarada) de cerca de 60 cv. O preço salta para R$ 25.700. Também existe a versão EC 300 Racing, com suspensões Ohlins, que, por enquanto, ainda não são importadas. Para completar a linha 2008, existem a minitrial TXT Boy 50 (R$ 7.900); a trial TXT Pro 280 (R$ 18.250); a Mini Cross MC 65 (R$ 11.200); e a quatro tempos FSR 450 (com número de Renavam), equipada com injeção eletrônica e partida elétrica (R$ 29.350). Em estudos, para futura importação, estão os modelos quatro tempos FSR 515, as supermotards e os quadriciclos. Informações: (31) 3071-4255.