O nome pomposo tem uma causa nobre. O Distinguished Gentlemans Ride (DGR), ou Passeio de Distintos Cavalheiros, é um evento mundial de solidariedade para arrecadar fundos para programas de saúde masculina, como o câncer de próstata e saúde mental. Tudo dentro de um evento motociclístico, com cavalheiros vestidos em elegantes fatiotas, a bordo de motocicletas vintage, clássicas, antigas, café racers, custom, scrambler, scooters, sidecars, etc.
O evento surgiu na cidade de Sydney, Austrália, com Mark Hawwa. O primeiro passeio, em 2012, contou com 2.500 distintos cavalheiros em 64 cidades. No ano seguinte, foram 11 mil participantes em 145 cidades pelo mundo. Ano passado, os números saltaram para 37 mil participantes em 410 cidades de 79 países. Neste ano, a data de 25 de setembro reuniu mais de 50 mil participantes em 500 cidades de 90 países, arrecadando cerca de 3,5 milhões de dólares.
O movimento DGR atraiu vários embaixadores, como o campeão mundial de motovelocidade dos anos 1980 Freddie Spencer e o badalado customizador Roland Sands, e também virou grife, com roupas e acessórios. Em Belo Horizonte, os cerca de 300 participantes se reuniram no Museu de Arte Moderna da Pampulha, de onde saíram para contornar a lagoa, com uma parada na Igrejinha de São Francisco, a bordo de motos reluzentes e em trajes de época, causando admiração e chamando a atenção para o tema.