UAI

Buell Ulysses XB12XT - Segunda geração

Adaptado para encarar grandes viagens, novo modelo da marca americana chega com suspensões recalibradas e rebaixadas

Publicidade
Foto:

Pára-brisa ganhou dimensões maiores e os pneus, perfil mais esportivo

A Buell, marca de motocicletas subsidiária da Harley-Davidson, explora segmentos bem diferentes da empresa mãe, na base do "cada macaco no seu galho". Um desses mercados é o das motos big trail, como o do modelo XB12X Ulysses, classificado como Adventure, para encarar grandes viagens em qualquer tipo de piso, inclusive terra, o que seria inimaginável para uma legítima Harley-Davidson. Agora, a Buell lança a segunda geração da Ulysses, com o modelo XB12XT, mais voltado para o turismo e o asfalto.

As mudanças começaram na ergonomia, com redução da altura do banco. Bem-vinda nos modelos do tipo Adventure, como na Ulysses original, essa redução não combina com os modelos do tipo Touring, que é a proposta da nova Ulysses XB12XT. Assim, o banco, que ficava lá em cima (a 808 mm do chão), foi rebaixado para 780 mm. As suspensões de longo curso também foram recalibradas e rebaixadas (reduzindo o centro de gravidade da moto), para apresentar comportamento mais firme e condizente com uma pilotagem esportiva e asfáltica.

Distâncias
Para vencer longas distâncias com mais conforto, a nova Ulysses ganhou aperfeiçoamento aerodinâmico, com a adoção de um pára-brisas maior e desmontável, além de punhos aquecidos, para rodar à noite, ou no inverno, com duas regulagens de temperatura. Os pneus também foram substituídos, para modelos Sport Touring e Pirelli Diablo Strada, mais apropriados para o asfalto, com medida de 120/70, na dianteira, e de 180/55, na traseira, montados em rodas de liga leve de aros de 17 polegadas.

Bolsas laterais e bauleto central são itens de série


Para levar toda a tralha necessária nas viagens, foi desenvolvido kit (equipamento de série), composto de bolsas laterais e um bauleto central, que também serve de apoio para as costas do passageiro. O bauleto e as bolsas são rígidas, removíveis, fechadas com chave e à prova de água. A moto também tem tomadas de força de 12V, para conectar aparelhos externos, como sistema de navegação GPS, carregador de celular ou outras necessidades.

Motor
Batizado de Thunderstorm, o propulsor é um dois cilindros em V, com 1.203 cm³ de cilindrada e inclinação de 45 graus, alimentado por injeção eletrônica e refrigerado por ar e óleo, que desenvolve 95 cv a 6.800 rpm. O motor é derivado da linha esportiva Sportster, da Harley-Davidson. Já o quadro foi herdado do modelo Lightning, da linha street Buell. Bastante compacto, ele tem apenas 1.370 mm de distância entre-eixos, o que a torna bastante ágil em trechos mais sinuosos ou no trânsito. Para ajudar, o ângulo de esterçamento do guidão foi aumentado de 54 para 74 graus, com novo sistema de fixação.

Com grossas traves laterais, o quadro abriga o tanque de combustível, com capacidade para 16,7 litros. Já o falso tanque abriga o filtro de ar. A suspensão dianteira é do tipo invertida (Showa), com tubos de 43 mm de diâmetro. A traseira (também Showa) é mono. Ambas são reguláveis. O escape tem saída baixa e o câmbio, cinco marchas. A transmissão é por correia. O peso a seco é de 211 kg. O freio dianteiro tem um único disco perimetral, de 375 mm de diâmetro. A Buell Ulysses (nome de um guerreiro herói da mitologia grega) já é importada oficialmente para o Brasil, mas o novo modelo XB12XT ainda não tem data e preço estipulados. Informações: (31) 3275-2711.