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BMW Scooter Concept C - Viajante do futuro

Equipado com sistema de som, GPS, ajuste de suspensões e controle de tração, pneus coloridos e freios ABS, o modelo conceito alemão vai virar realidade brevemente

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Apresentado no 68º Salão de Milão, Itália, entre 2 e 7 de novembro, o

scooter conceito C da BMW sinaliza que a montadora vai investir

novamente no segmento. A primeira tentativa foi em 1999, com o modelo

mundial C1, equipado com arco imitando capota, estrutura deformável e

cinto de segurança, que, para alguns mercados, dispensava o uso do

capacete e foi um rotundo fracasso, com apenas 12 mil unidades vendidas.

A controversa culpa foi creditada a um modelo avançado demais para a

época. Agora, a marca volta à carga com o Concept C, que exige o uso do

capacete, mas incorpora elementos ousados e futuristas.

O modelo

será produzido em escala comercial na fábrica de Berlim e terá motor de

dois cilindros paralelos, com cilindrada entre 500cm³ e 750cm³,

refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível para permitir

deslocamentos ágeis tanto na cidade quanto na estrada. A própria letra

C, que batiza o scooter, indica sua vocação, já que significa Commuter,

ou uma espécie de viajante em português. Viajante que terá à disposição

potência e torque suficientes para deslocamentos com rapidez, sem

dispensar as típicas mordomias urbanas do câmbio CVT (continuamente

variável).

O protótipo exposto no salão não tinha espelhos

retrovisores. Em seu lugar, duas pequenas câmeras digitais ligadas a

duas telas no painel exibindo ampla visão panorâmica dos acontecimentos

na retaguarda. Em contrapartida a tanta modernidade, optou por um

velocímetro analógico, mais fácil de ler. A posição de pilotagem também é

mais deitada e o banco, bastante largo em dois níveis para maior

conforto também do passageiro. Ainda no quesito mordomia, o Concept C

conta com para-brisa regulável na altura eletricamente, som, navegação

por GPS, com tela em cores no painel, piloto automático para encarar

percursos maiores nas estradas, além de aquecimento nas manoplas.

Como

nas motocicletas maiores da marca alemã, o scooter Concept C está

equipado com sistema de ajuste das suspensões, ESA, que permite a

adaptação imediata ao tipo de piso, além do peso que o modelo

transporta, e também o controle de tração ASC, que impede patinação da

roda traseira em pisos de baixa aderência nas acelerações mais fortes. O

pacote técnico e eletrônico a torna um modelo do tipo premium para

consumidores mais exigentes e abonados, embora a data de seu lançamento e

tampouco o valor da versão comercial ainda não estejam definidos.

Concorrência

Toda a parafernália também serve para mostrar a capacidade tecnológica

da montadora e indicar à concorrência que também está no páreo. É que a

italiana Ducati, tradicional fabricante de motos esportivas, também está

estudando o lançamento de um modelo na mesma linha e também a austríaca

KTM, com um scooter de alta cilindrada e performance. As marcas

japonesas já estão no mercado e também podem contra-atacar, sofisticando

ainda mais seus modelos. No quesito segurança, o Concept C conta com

duplo freio a disco na roda dianteira e disco simples na roda traseira,

equipado com sistema antitravamento ABS.

A suspensão dianteira é

invertida, como nos modelos superesportivos e a suspensão traseira mono,

com amortecedor disposto horizontalmente. As rodas são em liga leve,

com pneus desenhados de alta performance, e surpreendentemente coloridos

de azul. Como nos scooters tradicionais, o Concept C não dispensa o

porta-malas embaixo do banco e o escudo frontal envolvente. O visual tem

frente dividida e bastante vincada, com bateria de faróis com luzes

LEDs no centro. Na traseira, o farolete também conta com LEDs. Há certa

semelhança com a superesportiva S 1000RR, uma das estrelas da marca.

A posição de pilotagem é mais baixa e deitada