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BMW R 1200 RT - Luta sem socos

Com a clássica arquitetura de motor com dois cilindros opostos, mas técnica renovada, modelo tem muita eletrônica embarcada e conforto de sobra para as longas viagens

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O motor do tipo boxer, com dois cilindros opostos, refrigerados a ar, é uma das mais preservadas tradições da marca alemã BMW. O apelido boxer vem da disposição dos pistãos, que funcionam em sentidos opostos e parecem estar brigando, como em uma luta de boxe. Porém, apesar de clássico, este propulsor vem constantemente sendo modernizado, para acompanhar a evolução do mercado. O modelo estradeiro Grã Turismo R 1200 RT, recheado de eletrônica e mordomias de pilotagem, recebeu a mais recente atualização do motor, que agora conta com duplo comando no cabeçote, que otimizou o torque e elevou as rotações, mantendo a mesma potência.

A motocicleta é uma espécie de limusine sobre duas rodas, com todo aparato para devorar quilômetros sem fim, com muito conforto. O para-brisas pode ser regulado eletricamente na altura. O banco também pode ser ajustado entre 820mm e 840mm, ou, opcionalmente, em 780mm. O painel tem computador de bordo, e o piloto conta com cruise control (piloto automático), aquecedores de punhos e banco, som com rádio, saída para MP3, I-Pod e USB (pendrive), além de caixas acústicas e regulagem com seletor no punho. A posição dos espelhos retrovisores, integrados à carenagem, também contribui na eficiência aerodinâmica em velocidades elevadas.

ANDANDO O clássico motor de 1.170cm³, equipado com injeção eletrônica de combustível, proporciona 110cv a 7.750rpm. O torque saltou de 11,74kgfm para 12,25kgfm a 6.000rpm, proporcionando retomadas mais vigorosas. As rotações disponíveis também subiram 500rpm, passando de 8.000rpm para 8.500rpm. Este mesmo motor também passou a equipar o modelo R 1200 nas versões GS e GS Adventure. Entretanto, no processo de evolução permanente já se sabe que a BMW prepara um motor boxer de dois cilindros de 1300cm³, refrigerado a água. Enquanto isso, a evolução a ar segue cumprindo exemplarmente seu papel.

Sobe fácil de giro se o piloto tiver mão pesada, mas também sabe ser suave nas estradas. Essa versatilidade é completada pela adoção de aros em liga leve de 17 polegadas, que proporcionam mais esportividade, embora não seja este seu foco. Sua praia são mesmo as estradas. Para tanto, além dos itens de conforto, conta com a possibilidade de encaixe de malas laterais e de outra central, para levar toda a tralha do piloto e garupa, em viagens mais longas. O tanque, com capacidade para 27 litros, proporciona boa autonomia para longas jornadas. Por outro lado, o peso a seco de 229kg, somado às avantajadas dimensões, dificultam as manobras em baixa velocidade.

ELETRÔNICA O câmbio de seis marchas, com transmissão final por eixo cardã, proporciona ótima velocidade de cruzeiro, além de uma velocidade final que supera os 200km/h. Outra providência cada vez mais comum nos modelos da marca alemã é a adoção maciça da eletrônica em todas as áreas. As suspensões podem ser reguladas nos modos Confort, Normal e Sport. Cada uma das opções pode ser ajustada ao peso equivalente só com o piloto, com piloto e garupa e com os dois e mais bagagem. Ou seja, com lotação máxima. O sistema chamado de ESA II atua eletronicamente para deixar mais macia ou firme, conforme a conveniência.

Nas estradas, a R 1200 RT tem seu verdadeiro habitat



A suspensão dianteira, sistema Telelever, tem 120mm de curso. A suspensão traseira, sistema Paralever, tem 135mm de curso. O freio dianteiro tem dois discos de 320mm de diâmetro e o traseiro conta com disco simples de 265mm de diâmetro, equipados com sistema ABS integral. O quadro é em tubos de aço e o visual mais conservador, apesar dos desenhistas incluírem pintura em duas tonalidades e criar apliques. O destaque fica para o grande conjunto ótico dianteiro com luzes xenon e tomada de ar bipartida, como nos carros da marca. A R 1200 RT tem preço sugerido de R$ 89.900, para a versão completa, e R$ 75.900 para a básica. Informações na Euroville: (31) 3304-4140.