A série K das motocicletas alemãs BMW é caracterizada pela motorização de quatro cilindros em linha, em vez dos tradicionais dois cilindros boxer. De forma pouco ortodoxa, o motor ficava ‘deitado’. Se era estranho, por outro lado, rebaixava bastante o centro de gravidade, melhorando a estabilidade. Sobretudo em baixas velocidades, quando o equilíbrio era mais exigido. Em 2004, a marca surpreende o mundo e lança um espetacular motor de quatro cilindros em linha, de 1.157 cm³ e 163 cv, que fica inclinado a 55 graus e dá forma a uma nova geração de motos da série K.
Primeiro foi a K 1200 S, uma esportiva que assombrou o mercado ao reunir desempenho das motos superesportivas e conforto. Um artigo raro neste tipo de moto. Logo depois, veio o modelo K 1200 R, com filosofia oposta. O mesmo conjunto mecânico da irmã, mas sem qualquer roupagem. O resultado foi um visual surpreendente, que rapidamente conquistou o consumidor. Agora, a BMW lança a versão K 1200 R Sport, apresentada durante o Salão de Colônia, para ser a terceira irmã K.
Intermediária
A nova motocicleta é a versão intermediária. Aproveitando também toda a base mecânica já presentes nas irmãs, a nova K 1200 R Sport tem pequeno pára-brisa e uma semicarenagem, dotada de faróis assimétricos e capa do radiador, que a deixa em um segmento entre os modelos S e o R. A montadora classifica o novo modelo como uma Sport GT, mas o mercado deve entender a moto como uma roadster, pronta para uma tocada mais apimentada nas estradas e deslocamentos pacatos no dia-a-dia.
O novo modelo chega recheado de tecnologia. A suspensão dianteira tem o sistema duolever de última geração. O garfo é fixo e não afunda nas freadas. O movimento (115 mm de curso) é transmitido diretamente para um único amortecedor fixado no quadro, perto da mesa, equipado com o dispositivo que permite a regulagem no guidão pelo piloto, conforme a tocada, o tipo de piso e aderência. Os pneus são equipados com o sistema que regula a pressão.
Ajuda
Com ajuda da eletrônica, o piloto pode rodar mais rápido e sossegado. Pode ficar mais tranqüilo também na hora de parar. A K 1200 R Sport está equipada com o sistema ABS, semi-integral. Ao acionar o freio dianteiro (dois discos de 320 mm de diâmetro na dianteira e um simples de 265 mm na traseira), as duas rodas são freadas. Já o freio traseiro funciona de forma independente. Para completar o festival eletrônico, o motor tem injeção de combustível e sistema Can-Bus de transmissão de dados (elimina o chicote tradicional), e imobilizador eletrônico do motor contra os amigos do alheio.
O motor, de quatro cilindros em linha, é compacto e fornece 163 cv a 10.250 rpm e torque de 12,7 kgfm a 8.250rpm. O quadro é em alumínio e aproveita o motor. O guidão é o mesmo da K 1200R, assim como o painel, com conta-giros analógico e tela digital. O câmbio tem seis marchas e é de fácil remoção, em caso de manutenção. A transmissão é por cardã , onde fica ancorada a suspensão traseira, mono, com 135mm de curso. O peso a seco é de 241kg. As rodas são de 17 polegadas e o tanque comporta 19 litros. A BMW do Brasil vai importar o modelo, mas ainda não definiu datas e preço. Informações: 0800 707-3578.