A linha F de dois cilindros paralelos da BMW, com as aventureiras GS, foi apresentada no fim de 2007 com motores de 800cm³ em parceria com a Rotax. Dez anos depois, o volume do motor saltou para 850cm³. Com mais fermento, a nova linha, já com modelos 2024, é apresentada na Europa com motores de 900cm³. Mas não é só. As novas BMW F 900 GS, com as versões F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS também incorporam mudanças no visual, na redução de peso, nas suspensões, na eletrônica e na ergonomia. Uma metamorfose geral.
A série BMW GS da linha F também é produzida no Brasil (ainda como 850cm³), e também vai migrar para a nova configuração 900cm³, embora ainda sem datas previstas. O curioso é que o modelo F 800 GS 2024 tem exatamente o mesmíssimo motor de 900cm³ da nova linha. Porém, com a potência reduzida eletronicamente, além de equipamentos mais econômicos, para outro tipo de consumidor.
Compartilhamento de componentes
As três versões dividem o motor de dois cilindros paralelos de 895cm³ (42cm³ maior que o anterior), arrefecido a líquido, que entrega 105cv a 8.500rpm (acréscimo de cerca de 10cv) e torque de 9,5kgfm a 6.750rpm nas versões F 900 GS e Adventure. Na versão F 800 GS, com o exótico estrangulamento eletrônico, a potência cai para 87cv a 6.750rpm e o torque para 9,3kgfm a iguais 6.750rpm.
As versões também compartilham os modos de condução Rain e Road, freios ABS Pro e controle dinâmico de tração. Os faróis são em LED e a alavanca de câmbio é ajustável. O quadro é em aço e a tela do painel em TFT colorida com 6,5 polegadas de diâmetro. A conectividade via smartphone é por meio de aplicativo exclusivo. Anteriormente, o painel da versão F 700 GS (antecessora da F 800 GS) era analógico. Modos de condução Pró, controle de freio motor e controle dinâmico de freio são oferecidos como opcionais.
Diferenças entre as versões
O tanque de combustível das versões F 900 GS com 14,5 litros (0,5 litro menor que a versão anterior) agora é de plástico, reduzindo em 4,5kg o peso em relação ao de aço anterior. Outros 2,4kg foram economizados com a nova traseira, e mais 1,7kg com o novo escape Akrapovic. A redução geral de peso foi de 14kg, enquanto a potência subiu 10cv, resultando em melhor relação peso/potência. A Adventure tem nova suspensão dianteira invertida Showa, totalmente ajustável.
A suspensão eletrônica Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment) está disponível como opcional para a BMW F 900 GS e Adventure, assim como uma corrente de transmissão reforçada. O descanso lateral é em alumínio, as pedaleiras do tipo enduro, os punhos com aquecimento, além de protetores de mão, o guidão tem suporte multifuncional. A versão Adventure tem protetor de motor (apelidado de peito de aço) em alumínio.
Como é o visual da linha 2024 da BMW GS?
O visual foi modernizado com novos painéis laterais ao tanque. O próprio tanque ficou mais estreito (na versão Adventure, com capacidade para 23 litros, a balança da suspensão, do tipo mono, também ficou mais leve. A traseira ficou mais esbelta, apresentando um visual mais leve. A altura do assento na versão Adventure pode variar entre 805mm (extra baixo) e 890mm (Rallye), como opcionais.
Os freios são duplos na dianteira, com disco de 305mm de diâmetro e pinças de dois pistões. Na traseira, disco simples de 265mm de diâmetro com pistão simples. Porém, com características mais urbanas, a versão F 800 GS tem aro dianteiro menor, com 19 polegadas de diâmetro, e traseiro, com 17 polegadas. As versões BMW F 900 GS e F 900 GS Adventure, mais preparadas para a terra, têm aro dianteiro maior, com 21 polegadas de diâmetro, alterando também a ergonomia.
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