O nome TNT deve ser usado com cuidado. Na linguagem da química, significa trinitrotolueno, que é uma solução altamente explosiva: a popular dinamite. Inventada pelo sueco Alfred Nobel, é a mistura de nitroglicerina e outros componentes, que exige cuidados para ser manipulada, para não mandar tudo pelos ares. No caso das motocicletas, a italiana Benelli ousou batizar toda uma linha de motos com o sobrenome TNT, deixando claro o poder de fogo de seus modelos. Uma dessas motocicletas é a TNT 1130 Café Racer, importada oficialmente para o Brasil. Esse modelo também carrega outra grande responsabilidade.
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Equipada com motor de três cilindros em linha, 1.131cm³, refrigeração líquida, injeção eletrônica e quatro válvulas por cilindro, que desenvolve 137cv a 9.500rpm e torque de 11,2kgfm a 7.750rpm, tem o peso adicional de junto com a sigla TNT levar a designação Café Racer em seu sobrenome. Esse estilo de motos foi inventado na Inglaterra, na década de 1950, pela rapaziada que se reunia nos cafés e de lá saiam para os rachas clandestinos. Para ganhar as corridas (racer), improvisadas, era necessário aliviar o peso e anabolizar o motor, criando um conceito que atravessou as gerações futuras, impondo respeito.
CAFÉ
As motos do segmento Café Racer atuais ganharam características que exigem um desempenho agressivo, especialmente nas arrancadas, além de visual sem roupas, ou naked, deixando o motor à mostra. Incorporar no mesmo nome o TNT e Café Racer significa assumir a responsabilidade de oferecer ao piloto um desempenho compatível com a propaganda imposta pelo nome. Para tanto, a Benelli TNT 1130 Café Racer, lançada em 2005, conta com a arquitetura de motor de três cilindros em linha (também adotada pela inglesa Triumph), que permite equilíbrio entre os propulsores com dois cilindros e os com quatro em linha.
Os três cilindros em linha permitem um bloco de motor mais estreito em relação aos tradicionais quatro em linha, reduzindo as dimensões e peso, além de favorecer a aerodinâmica. Por outro lado, com um cilindro a mais em relação aos clássicos motores V dois, ganham mais rotações, favorecendo uma tocada mais esportiva. O mesmo conceito foi aplicado na irmã menor, a TNT 899 Café Racer, lançada em 2009, já como modelo 2010. O motor, com idêntica arquitetura, foi reduzido, enquanto o quadro, o estilo e visual, além dos demais componentes mecânicos permanecem compartilhados. Sinal que a explosiva combinação de nomes e sobrenomes tem lugar no segmento, aberto pela irmã maior.
CARTÃO
A Benelli, estabelecida em Pesaro, Norte da Itália, lançou sua primeira moto em 1921, fruto da persistência da viúva Teresa e seus seis filhos: Giuseppe, Giovanni, Francesco, Filippo, Domenico e Antônio, o Tonino. Nascida em uma garagem, cresceu e conquistou as pistas, mas não resistiu, como muitas outras marcas européias, ao avanço japonês, a partir dos anos 1960. Atualmente é controlada pelo grupo chinês Qianjiang, grande produtor de motos, que viu a oportunidade de entrar no mercado europeu por meio da marca italiana, inclusive com scooters e modelos de menor cilindrada. A TNT 1130 Café Racer é uma espécie de cartão de visitas.
O quadro, assim como a balança da suspensão traseira, é em tubos de aço, com desenho em treliça. O motor, que fica exposto, faz parte da estrutura para reduzir peso. Os radiadores ficam posicionados nas laterais, reduzindo a área frontal. A suspensão dianteira é invertida e a traseira, mono. Ambas com 120mm de curso O freio dianteiro tem duplo disco de 320mm na dianteira e um simples na traseira, com 240mm. As rodas são de liga leve com aros de 17 polegadas e o peso a seco é de 206kg. O visual, da legítima escola italiana, é agressivo. Os retrovisores ficam nas pontas do guidão, o escape tem saída sob a rabeta e o farol ostenta enorme proporção. Informações: JK2, (11) 3040-2433.