Apresentada na Europa, a Honda NT 1100 poderá ser feita e vendida no Brasil

Equipada com mesmo motor da Africa Twin, a Honda NT 1100 também tem a opção de câmbio com dupla embreagem, além de carenagem e bolsas para viagens

Apresentada na Europa, a Honda NT 1100 poderá ser feita e vendida no Brasil Equipada com mesmo motor da Africa Twin, a Honda NT 1100 também tem a opção de câmbio com dupla embreagem, além de carenagem e bolsas para viagens

O para-brisa com defletores laterais pode ser regulado na altura em cinco posições

 

Depois de lançar a terceira geração da Africa Twin com motor que saltou de 1.000cm³ para 1.100cm³ e opção de câmbio com dupla embreagem (DCT), a Honda lança sua versão turismo, batizada de NT 1100, com mesma base mecânica e equipada com semi-carenagem, malas laterais removíveis de série (o top case é opcional), punhos aquecidos, piloto automático, para-brisa regulável, rodas em liga leve e outras diferenças. O que não muda é o painel em tela TFT tátil e colorida de 6,5 polegadas de diâmetro, e o motor de dois cilindros twin.

A prática de usar a mesma plataforma em vários modelos, para segmentos distintos, é comum, reduzindo custos industriais e de logística. A própria Honda usou o expediente na família CB 500, lançada em 2013, com os modelos CB 500F, CB 500X e CBR 500R (posteriormente substituída pela CBR 650R), com mesmo conjunto mecânico. Desta forma, a nova Sport Turismo NT 1100, apresentada na Europa no último dia 21 de outubro, também estaria plenamente credenciada para desembarcar em nosso mercado, produzida em Manaus, ao lado da Africa Twin 1100.

Para levar a bagagem nas viagens, as malas laterais comportam juntas volume de 65 litros

MUDANÇAS Para se adequar ao novo segmento, exclusivo do asfalto e longe da terra, a NT 1100 pode reduzir a altura, com adoção das rodas menores, com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. Com isso, a altura do banco foi para 820mm. Contribuem, também, as novas suspensões, que não precisam de cursos elevados para rodar no fora de estrada, como na Africa Twin. Na dianteira, garfo Showa invertido com funções separadas e tubos de 43mm de diâmetro. Na traseira, sistema mono. Ambas com 150mm de curso, reguláveis.

A iluminação é em LED, com luz de posição diurna

As malas são mais estreitas para não comprometer a agilidade no trânsito urbano

O para-brisa com defletores laterais pode ser regulado na altura em cinco posições, distribuídas em 164mm. Além disso, também pode ser ajustado na angulação, oferecendo uma sintonia fina na proteção aerodinâmica. Para levar a bagagem nas viagens, as malas laterais, pintadas na cor da moto, comportam volume de 65 litros somados, sendo 33 litros na esquerda e 32litros na direita, onde está o escape de saída baixa. Como opcionais, a mala central, com capacidade para 50 litros, e a bolsa de tanque, de 4,5 litros.

O painel tem conectividade com o celular por Apple CarPlay e Android Auto, além de ser configurável

As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro, com dois discos de freio na dianteira

AGILIDADE Entretanto, para manter a agilidade também no trânsito, a largura das malas é mais estreita, somando 901mm. O quadro é em tubos de aço, tipo berço semi-duplo, mas o sub-quadro, em alumínio. O motor, com dois cilindros paralelos, tem 1.084cm³ e entrega 102cv a 7.500rpm e torque de 10,6kgfm a 6.250rpm. A eletrônica conta com três níveis de controle de torque, três de anti wheelie (empinada), controle de potência e freio motor, distribuídos em três mapas de motor pré-estabelecidos: Urban, Rais e Tour, além de Usuário 1 e 2 para combinar livremente as configurações.

Com o uso de rodas menores, a altura do banco foi para 820mm

A versão equipada com dupla embreagem conta com os mesmos mapas, porém, com as opções de cambiar manualmente, por meio de botões no punho esquerdo ou automaticamente, acrescido da função S, Sport, em três níveis, que esticam mais as marchas e reduzem antes. A iluminação é em LED, com luz de posição diurna e painel com conectividade ao celular, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de três opções de exibição. O freio dianteiro tem duplo disco de 310mm, pinças Nissin radiais de quatro pistões. O freio traseiro tem disco de 256mm.

O motor de dois cilindros fornece 102cv e 10,6kgfm de torque, atuando com câmbio de dupla embreagem