UAI
Duas rodas

KTM nacionaliza 450 SX-F Factory Brasil em edição especial e limitada

Série de competição tem cerca de 20 itens exclusivos. Confira o preço da KTM 450 SX-F Factory Brasil, e outras novidades do mundo das duas rodas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
KTM SX-F Factory Brasil
KTM SX-F Factory Brasil Foto: Divulgação

A KTM nacionalizou o modelo 450 SX-F Factory Brasil em edição especial e limitada. O veículo é semelhante ao que vai ser utilizado pela equipe oficial KTM Motocross em 2024. O preço, já com todo o pacote, é de R$89.990. Segundo a marca, a moto está pronta para competições, é ainda mais leve e já vem com cerca de 20 itens exclusivos. Entre eles:

  • escape Akrapovic;
  • aros factory DID;
  • kit plasticos KTM;
  • protetor de quadro e coroa Renthal;
  • protetor de disco dianteiro em carbono;
  • guidão laranja Power Parts;
  • banco Selle Dalla Valle;
  • freios Brembo;
  • gráficos exclusivos.

KTM Duke faz 30 anos

 

Novidades do universo automotivo
Linha KTM Duke Foto: Divulgação

A linha Duke, da marca austríaca KTM, faz aniversário de 30 anos. A primeira Duke nasceu em 1994, com estilo ousado para uma moto naked. Com motor de um cilindro e 609cm³ de cilindrada, o modelo foi a porta de entrada da marca para as motos de asfalto. Porém, com muita performance e linhas revolucionárias que fugiam do lugar comum, misturando o visual das supermotos e as streetfighters, com quadro em treliça exposto e dimensões compactas. A KTM está oficialmente no Brasil, montada em Manaus, em acordo de produção com a Dafra.

Aqui, a Duke mais ”popular” é o modelo 390, mas também estão no catálogo a Super Duke 1390 R Evo, Super Duke 1390 R e as 890 Duke GP e R. A trajetória da linha Duke teve sua primeira expansão em 1999 com a Duke II. Em 2005 foi lançada a Super Duke 990 com motor de dois cilindros, LC8 V-Twin. A Duke 390 veio em 2013. Modelos icônicos, como a Beast (Besta), com 1.290cm³, foi lançada em 2017, e a Scalpel (Bisturi), com 790cm³, em 2018. Para celebrar o aniversário, a KTM vai lançar a 1390 Super Duke, com pintura de época.

BMW GS 1300

 

Novidades do universo automotivo
BMW R 1300 GS Foto: Divulgação

Apresentada mundialmente em setembro de 2023, a nova BMW R 1300 GS (que substitui a R 1250 GS), começa a ser produzida no Brasil a partir de fevereiro, para ser lançada aqui no segundo trimestre de 2024. A fábrica da BMW em Manaus (AM) é a única fora da Alemanha, exclusivamente voltada para motos. A marca ainda pretende lançar mais três modelos até 2025.

O novo modelo R 1300 GS tem um desenho completamente inédito, com destaque para o farol em “X”, entretanto, conserva a tradicional arquitetura de motor com dois cilindros do tipo boxer. O propulsor com 1.300cm³ é o mais potente boxer de série da marca, com 145cv a 7.750rpm e um torque de 15,3kgfm a 6.500rpm. Além disso, a moto ficou mais compacta e 12 quilos mais leve em relação à antecessora.

Bajaj

 

Novidades do universo automotivo
Concessionária Bajaj Foto: Divulgação

A marca indiana vai inaugurar em Belo Horizonte (MG) sua 10ª concessionária no dia 24 de fevereiro. A loja, porém, já está operando com showroom e oficina, na Avenida Mário Werneck, 26, no Bairro Estoril. Durante a inauguração haverá teste drive dos modelos Dominar 160, 200 e 400, produzidos em Manaus em cooperação estratégica com a Dafra.

A marca, porém, está construindo sua própria fábrica, que vai estar pronta no segundo semestre de 2024, com capacidade inicial de 20 mil unidades por ano. Vai ser a primeira planta da Bajaj fora da Índia, permitindo acelerar ainda mais os planos de crescimento no Brasil. A Bajaj é a terceira maior fabricante mundial e está presente em cerca de 79 países, além de acordos de produção com a KTM, Husqvarna e Triumph.

Arte

 

Novidades do universo automotivo
Ducati Streetfighter V4 Centauro Foto: Divulgação

A partir de uma Ducati Streetfighter V4 Lamborghini Speciali Clienti, o artista italiano Paolo Troilo criou a obra Centauro. O detalhe é que Paolo pinta com os dedos e a Streetfighter V4 faz parte do pacote encomendado por um cliente que também adquiriu um Lamborghini Huracan EVO, para, igualmente, ser pintado com os dedos pelo artista. O carro, transformado em escultura, foi batizado de Minotauro. A dupla Centauro e Minotauro passa a ser única no mundo, e foi exposta em uma galeria de arte de Bologna (Itália) com o tema "A arte de criar mitos".

Novidades do universo automotivo
Escultura em mármore carrara branco inspirada da Ducati Panigale Foto: Divulgação

Também em Bologna, a Ducati exibiu uma escultura criada pelo Ducati Style Center (Centro de Estilo Ducati) baseada no modelo Panigale. Esculpida em mármore de Carrara Branco, a peça intitulada 'Fortitudo Mea In Levitate', algo como 'Minha Força na Leveza', adornou os pavilhões da Arte Fieira no início de fevereiro.

Indian

 

Novidades do universo automotivo
Indian Roadmaster Elite Foto: Divulgação

A marca americana de motocicletas Indian, apresentou no dia 7 de fevereiro o modelo Roadmaster Elite 2024. A série especial e numerada conta com apenas 350 unidades. A Roadmaster é o topo de linha e a gama Elite é a versão premium. Esta série especial tem uma placa de tanque com a numeração e pintura Red Candy e Black Candy. A pintura estilizada e aplicada à mão em várias camadas requer 24 horas de trabalho e comemora os 120 anos de sua primeira aplicação em 1904. A Indian é a mais antiga moto americana, inaugurada em 1901. Mais antiga que a rival Harley-Davidson.

Porém, a marca encerrou as atividades na década de 1950, para renascer em 2011 sob o comando da Polaris. Já esteve no Brasil, montando suas motos em Manaus, em cooperação com a Dafra a partir de novembro de 2015 para ser o segundo mercado da marca fora dos Estados Unidos. A Roadmaster desembarcou em 2016. Entretanto, em 2017, interrompeu a linha de montagem para ser importadora e em julho de 2018, inesperadamente, fecha a operação no Brasil. A Roadmaster Elite tem motor V2 a 49 graus com 1.890cm³, que entrega 92cv e um torque de 17,1kgfm a apenas 2.900rpm. O painel com tela de 7 polegadas tem som com nada menos que 12 alto-falantes. O farol em LED é adaptativo e o banco tem sistema de aquecimento e refrigeração.

Consórcio

Novidades do universo automotivo
Haojue DR 160 Foto: Divulgação

A marca de motocicletas Haojue, no Brasil desde 2017 através da JTZ (grupo Suzuki), lançou seu programa de vendas por intermédio da modalidade consórcio. A novidade é o prazo de até 80 meses. São oito parcelas a mais do que o maior prazo então oferecido, de 72 meses. A Haojue tem, entre outros modelos, a DR 160, a sua moto mais vendida. Nascida na China em 1992, foi a quinta marca de motocicletas mais vendida no Brasil no ano de 2023, com 14.988 unidades.