O modelo Honda Sahara 300 apareceu. Ou melhor, apareceram as novas versões do modelo, apresentadas de forma estática, somente para ver, sem o tradicional teste ride e também sem os preços sugeridos, que serão revelados ainda em novembro. São três versões que começam a ser vendidas em dezembro. A topo de linha, batizada de Sahara 300 Adventure, a intermediária Rally e a de entrada ou Standard.
A Honda Sahara 300 sucede a XRE 300, mas incorpora vários itens completamente novos, como o motor, o câmbio, quadro, balança e amortecedor da suspensão traseira, iluminação, escape e painel. O visual aventureiro até lembra vagamente o da também aventureira XRE 300, que subiu no telhado e saiu de linha. Porém, todo o projeto foi desenvolvido pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda Brasil.
Para desvincular de vez a nova moto da “antiga” XRE 300, a Honda ressuscitou um nome do passado para batizar o modelo. A inspiração foi a NX 350 Sahara, que por sua vez foi inspirada na antiga Africa Twin 750 e substituta da XLX 350R, de quem herdou o conjunto mecânico. A Sahara 350 frequentou as nossas ruas e estradas de 1990 a 1999, e agora reedita o nome como Honda Sahara 300.
Um motor para todas
O motor é comum nas três versões e também foi herdado. É o mesmo que equipa a também nova moto Honda CB 300F Twister. Tem um cilindro, 293,5cm³, do tipo SOHC, com quatro válvulas, arrefecido a ar (com radiador de óleo), que entrega 25,2cv a 7.500rpm e torque de 2,74kgfm a 5.750rpm quando abastecida com etanol. O câmbio agora tem seis marchas e a embreagem passa a ser assistida e deslizante. O escape continua com saída alta, mas ganhou um catalisador para atender as exigências do Promot 5.
O quadro, em tubos de aço do tipo berço semiduplo, tem inspiração em outro modelo: a CRF 250F, que é totalmente fora de estrada. A balança da suspensão traseira é em alumínio e foi igualmente herdada da CRF 250F e ancora o amortecedor do tipo mono (Pro-Link), com 225mm de curso e sete ajustes na pré-carga da mola. O aro dianteiro tem 21 polegadas, e o traseiro, 18.
A suspensão dianteira não invertida tem as mesmas medidas da XRE 300. Entretanto, com outra calibragem e 245mm de curso. As três versões compartilham as suspensões e pneus com desenho renovado, assim como o sistema de freios equipado com ABS. Na dianteira, disco de 256mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão, e na traseira, disco de 220mm de diâmetro, com pinça Nissin simples.
Diferenças entre as versões
O modelo Honda Sahara 300 Adventure tem a mais que as versões Rally e Standard o para-brisa de maior altura, o protetor de cárter, o protetor de carenagem e parte do motor, além da decoração e peso a seco de 148kg. Dois a mais que as irmãs. As versões Rally e Standard têm decoração diferente, mas, curiosamente, podem ser equipadas com os mesmos acessórios adquiridos separadamente, tornando-se também Adventure.
Contudo, as coincidências para as três versões da Honda Sahara 300 continuam. O painel das motos é digital com blackout, para facilitar a visualização mesmo sob forte sol. Traz ainda uma entrada USB, A carenagem do tanque (13,8 litros) tem três peças. A iluminação é toda em LED e o sistema Emergency Stop Signal (ESS), presente em motos maiores, aciona as setas em frenagens bruscas acima de 50km/h.
Conceito com requintes
A Honda também mostrou um modelo que não estará nas concessionárias. Uma Honda Sahara 300 Concept, especialmente produzida, inspirada na NX 350 Sahara ano 1991. A moto ganhou requintes de design, como sanfonas na suspensão dianteira, quadro pintado em branco, cores e grafismos em vermelho, azul e branco, exatamente como na NX 350 Sahara da época.
Para ficar ainda mais aventureira, a Honda Sahara 300 Conceito ganhou protetor de cárter (chamado de peito de aço) em alumínio, para-brisa com extensão, faróis auxiliares, malas laterais em alumínio, rodas com aros dourados, protetores de punhos, novo guidão e suporte para celular. O modelo Honda Sahara 300 não existe oficialmente, porém, pode se tornar a Sahara Três e Meio. Quase uma quarta versão.
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