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Polo Track substitui o Volkswagen Gol à altura?

Nova versão de entrada do Polo também é o modelo mais em conta da Volkswagen atualmente. Vale a pena?

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O VW Polo conseguiu tirar a Fiat Strada da liderança em junho
O VW Polo conseguiu tirar a Fiat Strada da liderança em junho Foto: O VW Polo conseguiu tirar a Fiat Strada da liderança em junho

De Guarulhos (SP)* - A Volkswagen finalmente lançou o Polo Track, seu novo modelo de entrada. O hatch compacto entra no lugar do Gol, que se aposentou no fim de 2022, após 42 anos de serviço. O sucessor é produzido na mesma fábrica, em Taubaté (SP), mas, será que ele reúne predicados para cumprir o mesmo papel?

Preço do Polo Track

Se levarmos em conta o preço, o Polo Track foi lançado a partir de R$ 79.990, o mesmo valor do Gol quando saiu de linha. A Volkswagen ainda prometeu para o futuro uma configuração que será vendida por R$ 79.090, tirando o rádio com Bluetooth e duas entradas USB tipo C, pensada principalmente para frotistas, mas que estará disponível para qualquer cliente. Ainda tem a série limitada 1st Edition, com visual inspirado no Gol Last Edition, que custa R$ 88.990.

O que tem de diferente em relação aos VW Polo mais caros?

No visual, apesar de mais simples, o Polo Track enche os olhos. É que a versão de entrada traz grades em colmeia e um para-choque dianteiro exclusivos que ficaram menos sisudos que o Polo 2023. Os faróis são halógenos, com luzes de rodagem diurna, enquanto nos demais Polo eles são em LED.

Com o novo para-choque, o Polo Track ganhou no grau de ângulo de entrada. O compacto ainda tem 16,6cm de altura mínima em relação ao solo, 1cm a mais que o restante da linha Polo. As rodas são de 15 polegadas, com calotas em preto fosco. Retrovisores e maçanetas também são em plástico nu, sem pintura. A traseira tem lanternas escurecidas e um difusor também se pintura.

Porém, uma das principais vantagens do Polo Track em relação ao Gol não está aparente. Trata-se da plataforma MQB, que proporciona melhor desempenho em segurança ao modelo, além de permitir mais tecnologia embarcada.

Interior do Polo Track tem acabamento espartano

O interior do Polo Track entrega um acabamento simples, com plástico na totalidades do painel, portas e console. O volante não possui qualquer regulagem, porém o banco do motorista permite ajustar a altura. Os retrovisores têm ajuste manual e apenas os vidros dianteiros são elétrico, ainda assim sem sistema "um toque" para abrir ou fechar.

Os bancos são revestidos em tecido, sendo que os dianteiros fornecem bom apoio para o corpo. No banco de trás do Polo Track o espaço é típico de um compacto, necessitando negociar um meio termo com os ocupantes da frente. O porta-malas de 300 litros é adequado para um hatch desse porte.

Como roda esse motor 1.0 flex?

O Polo Track traz sob o capô o mesmo motor 1.0 aspirado de três cilindros que o Gol usava. Ele fornece até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque. Até que no trânsito urbano o modelo se dá bem, já que o ritmo é lento e o consumo de combustível é baixo.

Já na estrada, para entrar no ritmo veloz, é preciso esticar muito as 5 marchas da transmissão. Mais que esticar, é preciso ficar atento para não deixar as rotações do motor caírem, já que a retomada também é lenta. Por esse motivo, ultrapassagens devem ser bem avaliadas. Porém, esse é o comportamento de qualquer motor 1.0 aspirado, sendo esse da Volkswagen uma das melhores opções.

O retrabalho feito na suspensão do Polo Track, que ficou um pouco mais alta, foi positivo, com boa relação entre conforto e estabilidade. A direção tem assistência elétrica e fornece peso adequado nas diversas situações de trânsito.

Consumo do Polo Track

O consumo urbano do motor 1.0 flex do Polo Track é de 13,5 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol. Já na estrada, o consumo de combustível é de 15 km/l com gasolina e 10,5 km/l quando o veículo está abastecido com etanol.

Ficha técnica do Polo Track

Motor1.0 flex com três cilindros e 12 válvulas
Potência77cv (g) / 84cv (e) a 6.450rpm
Torque9,6kgfm a 4.000rpm (g) / 10,3kgfm a 3.000rpm (e)
CâmbioManual de 5 marchas
TraçãoDianteira
SuspensãoDianteira: independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: eixo de torção
DireçãoCom assistência elétrica
FreiosCom discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira
Comprimento4,07 metros
Largura1,71 metro
Altura1,47 metro
Entre-eixos2,56 metros
Porta-malas300 litros
Tanque de combustível52 litros
Peso1.054 quilos
Carga útil395 quilos
Aceleração (0 a 100km/h)Gasolina: 13,8 segundos
Etanol: 13,4 segundos
Velocidade máximaGasolina: 166 km/h
Etanol: 169 km/h
Fonte: Volkswagen

Equipamentos de série

Confira a lista com os principais itens de série do Polo Track:

  • Assistente para partida em subida
  • 2 airbags frontais e 2 airbags laterais
  • 2 Alto falantes
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro rebatível
  • Controle de estabilidade
  • Controle de Tração
  • Bloqueio do diferencial
  • Direção elétrica
  • Faróis halógenos
  • Faróis de rodagem diurna
  • Iluminação interna
  • Imobilizador eletrônico
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Para-sóis com espelho no lado do passageiro
  • Preparação para rádio
  • Sistema de som com Bluetooth e entradas USB C
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Antena de teto
  • Revestimentos dos bancos em tecido
  • Rodas de aço de 15 polegadas
  • Pneus 185/65 R15

  • O jornalista viajou a convite da Volkswagen