UAI

Vendas de veículos usados crescem 10,9% em agosto

Relatório da Fenauto mostra recuperação lenta, mas constante. O resultado registrado é o melhor de 2022

Publicidade
Transações de automóveis e comerciais leves chegaram a quase 1 milhão de unidades no mês
Transações de automóveis e comerciais leves chegaram a quase 1 milhão de unidades no mês Foto: Transações de automóveis e comerciais leves chegaram a quase 1 milhão de unidades no mês

Durante o mês de agosto, as vendas de veículos usados aumentaram 10,9% no Brasil. Um relatório produzido pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostra que 1.315.179 veículos usados – como automóveis, comerciais leves, pesados, motocicletas e outros – foram comercializados no último mês.

Veículos com 13 ou mais anos de uso foram os preferidos dos consumidores, com 470.845 unidades vendidas. Além disso, os implementos rodoviários – reboques, semi-reboques e carrocerias – formaram o segmento que registrou a maior alta de vendas em comparação a julho, com um crescimento de 18,7%.

As transações de caminhões usados registraram a segunda maior elevação: 14,3%, totalizando 34.234 unidades vendidas. Os ônibus, por sua vez, tiveram 12,1% de crescimento, e as motocicletas, 9%.

Por fim, as vendas de automóveis e comerciais leves tiveram alta de 11,2% sobre o mês passado. Os veículos usados com menos de três anos de fabricação corresponderam a 11,7% do total mensal.

O presidente da Fenauto, Enilson Sales, se mostrou otimista com o resultado. “Até o fim do ano, o setor deve chegar próximo aos 14 milhões de veículos usados comercializados, um total menor do que no ano passado. Mas, para nós, será um resultado muito bom se olharmos para o histórico do mercado brasileiro, já que neste ano sofremos demais pela falta do zero, com a crise mundial pós-COVID, a guerra da Ucrânia, o aumento dos combustíveis e a polarização da política brasileira. Nossa expectativa ainda é moderada, mas otimista”.

https://youtu.be/ZVyo-UZTaJ0