Listão

Saiu de linha! Veja 5 carros que já deixaram o mercado em 2022

O ano ainda nem chegou à metade, mas vários automóveis já deixaram de ser produzidos no país

No setor automobilístico, o ano de 2021 foi marcado pela retirada de vários produtos no mercado. Veículos tradicionais, como Honda Fit, Ford Ka e EcoSport, Fiat Uno e Volkswagen Fox deixaram de ser produzidos. Contudo, pelo visto, a onda de despedidas vai continuar, pois o que não falta é carro que já saiu de linha em 2022.

Já saiu de linha em 2022!

Apesar de o ano não ter chegado nem à metade ainda, já deu para enumerar nada menos que 5 veículos que deram adeus ao mercado brasileiro Será que o seu carro saiu de linha em 2022 e você nem ficou sabendo? Confira o listão e fique por dentro!

1 – Chevrolet Joy (hatch e Plus)

Chevrolet Joy Plus saiu de linha em 2022
Modelos da linha Joy eram os mais acessíveis da Chevrolet

Na última semana de dezembro, a rede de concessionárias Chevrolet anunciou que os dois modelos mais acessíveis da marca deixariam o mercado. Em janeiro, os veículos desapareceram do site comercial do fabricante. Porém, vale esclarecer que a linha Joy saiu de linha apenas no mercado brasileiro, uma vez que a produção continua, mas unicamente para fins de exportação.

O Joy hatch era, na verdade, a antiga geração do Onix, que chegou ao mercado em outubro de 2012: quando a segunda safra chegou ao mercado, em 2019, a Chevrolet rebatizou o modelo. O mesmo ocorreu com o Joy Plus, que anteriormente chamava-se Prisma.

2 – Honda Fit e WR-V

Honda Fit saiu de linha em 2022
Honda Fit deu lugar ao City Hatch

O lançamento da nova geração do City, no fim do ano passado, juntamente com uma inédita configuração hatch, decretou o fim de um modelo tradicional da Honda: o Fit, que saiu de linha junto com o WR-V. Esse último, embora vendido como produto à parte, era, na verdade, uma derivação com base na mesma carroceria.

A Honda encerrou a produção dos dois modelos ainda em 2021, mas ambos seguiram à venda até fevereiro último. Naquele mês, o fabricante enfim confirmou a retirada deles do mercado. A trajetória do Fit no país começou em 2003: desde então, foram três gerações fabricadas por aqui. Já o WR-V chegou em 2016, e, assim, teve carreira bem mais curta.

3 – Caoa Chery Tiggo 3X

Caoa Chery Tiggo 3X saiu de linha em 2022
Fechamento de fábrica condenou o Tiggo 3X

O fechamento da fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP) fez com que dois modelos deixassem o país em definitivo. Um deles é o Tiggo 3X, que ocupava a posição de produto mais acessível da empresa. O veículo até continua no site comercial da empresa, mas apenas porque ainda existem unidades em estoque.

Em termos de projeto, o Tiggo 3X era uma evolução do Tiggo 2, que, por sua vez, baseava-se no hatch Celer, produto que inaugurou a fábrica de Jacareí (SP). Isso ocorreu em 2014, antes da Caoa assumir as operações da Chery no Brasil.

4 – Caoa Chery Arrizo 5

Caoa Chery Arrizo 5 saiu de linha em 2022
Caoa Chery não produz o Arrizo 5 há cerca de 1 ano, mas modelo seguiu à venda graças aos estoques

Outro carro da Caoa Chery que saiu de linha em 2022 é o Arrizo 5. Na verdade, a produção já havia terminado há quase 1 ano, mas o modelo continuava à venda, graças a estoques. Recentemente, o fabricante enfim confirmou a despedida do modelo.

Vale destacar que a Caoa Chery mantém à venda uma versão elétrica do sedan. É o Arrizo 5e, que tem propulsão 100% verde. Porém, esse modelo é importado. Aliás, a empresa afirma que produzirá carros elétricos no Brasil: o fechamento da fábrica de Jacareí seria temporário e duraria apenas até 2025. Mas o caso é que informações de bastidores indicam que a unidade industrial não deve voltar à ativa.

5 – Hyundai ix35

Hyundai ix35 saiu de linha em 2022
SUV fez sucesso há cerca de uma década, mas desempenho comercial caiu bastante nos últimos anos

A situação do Hyundai ix35 é semelhante à do Tiggo 3X: na prática, ele já saiu de linha, pois o Grupo Caoa encerrou a produção do SUV em Anápolis (GO). Mas o caso é que o fabricante não confirma essa informação e ainda mantém o modelo no site comercial. Assim, ele é uma espécie de Zumbi no mercado.

Já se passou mais de uma década desde o lançamento do ix35: o SUV desembarcou no país em 2010, importado da Coreia do Sul. Em 2013, a Caoa começou a montá-lo em Anápolis (GO). Curiosamente, o modelo dividiu as linhas de montagem tanto com o antecessor, o Tucson, quanto com o sucessor, o New Tucson.

Bônus: saiu de linha, mas volta como importado em 2022!

Sim, existe carro que saiu de linha, mas vai voltar ainda em 2022. Entretanto, há um “detalhe”: o retorno ocorrerá via importação. Na prática, o veículo segue no mercado, mas deixa de ser fabricado no país. Saiba quais modelos se enquadram nessa situação.

6. Honda Civic

Honda Civic saiu de linha em 2022
Honda produziu o Civic no Brasil por cerca de 25 anos

Primeiro automóvel nacional da Honda, o Civic saiu de linha, mas voltará em 2022 como importado. O sedan inaugurou a fábrica da Honda em Sumaré (SP), em 1997, e permaneceu em produção até o ano passado. Durante esses cerca de 25 anos, foram cinco gerações feitas no país.

A Honda já confirmou que o lançamento da nova geração do Civic ocorrerá no segundo semestre de 2022. Porém, como será importado, o modelo virá com uma gama reduzida, com uma ou, no máximo, duas versões. Além disso, terá motorização híbrida. Consequentemente, os preços devem dar um salto.

7. Caoa Chery Arrizo 6

Caoa Chery Arrizo 6 Pro saiu de linha em 2022
Versão Pro segue à venda, importada da China

Lembra-se da história sobre o fechamento, dito temporário, da fábrica da Caoa Chery em Jacareí? Pois então, outro carro da marca que saiu de linha devido à desativação da unidade em 2022 foi o Arrizo 6. Contudo, o sedan permanece à venda no país apenas na versão Pro, importada da China.

Ao menos por enquanto, nada mudou para o Arrizo 6 Pro, que manteve o pacote de equipamentos e o preço. Vale ressaltar que o fechamento da fábrica não afetou o restante da gama da marca, composta por Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8: é que esses modelos são produzidos em Anápolis (GO).

Já dirigimos o Arrizo 6 Pro: assista ao vídeo!