Objetivamente, a resposta para a pergunta que intitula esta matéria é não: no mercado brasileiro, já não existem mais carros zero-quilômetro sem ar-condicionado. O equipamento vem de série em veículos de todas as categorias, desde os hatches compactos com preços mais acessíveis até os utilitários. Trata-se de uma ótima notícia, principalmente em um momento no qual as temperaturas no país batem recordes.
Primeiramente, cabe destacar que o ar-condicionado equipa, de série, os dois carros zero-quilômetro mais acessíveis do país. Um deles é o Renault Kwid, que custa R$69.990 na configuração mais em conta da gama, a Zen, que vem com o condicionador de série. Por sua vez, o concorrente direto Fiat Mobi, na versão de entrada Like, também tem preço de R$69.990 e traz o item.
A situação, logicamente, se repete com os modelos compactos, um pouco maiores e equipados. O Volkswagen Polo Track, por exemplo, com valor de compra de R$86.390, já traz o ar-condicionado. Outros veículos dessa categoria, como o Chevrolet Onix, cujos preços começam em R$84.850, ou o Hyundai HB20, que parte de R$82.290 na versão de entrada Sense, também vêm com o item.
Carros de proposta comercial também têm ar-condicionado
A surpresa fica por conta dos carros com foco voltado ao trabalho, entre os quais o comercial-leve mais acessível do mercado, a caminhonete Volkswagen Saveiro Robust (R$95.770), que dispõe do ar-condicionado já na configuração com cabine simples. O mesmo ocorre na gama da Fiat Strada, que traz o item na versão Endurance cabine simples (R$100.990).
Até mesmo os furgões já trazem, atualmente, o ar-condicionado sem cobranças à parte. Isso vale para os dois veículos zero-quilômetro mais acessíveis desse segmento: o Fiat Fiorino, (R$ 112.990) e o "irmão gêmeo" Peugeot Partner Rapid (R$110.990), ambos já equipados com o climatizador.
Qual consome mais: ar-condicionado ou vidro aberto? Assista ao vídeo e entenda!
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