Os fabricantes não perderam tempo e aderiram em massa às isenções fiscais concedidas pelo governo federal, mais conhecida como medida dos carros populares. Alguns chegaram a lançar novas versões especificamente para tirar proveito dos benefícios, como é o caso do Caoa Chery Tiggo 5X Sport e do Fiat Fastback Turbo 200. Mas, curiosamente, certos produtos simplesmente ignoraram a onda de descontos.
Vale lembrar que um dos requisitos para que os carros tirem proveito dos incentivos para populares é o preço, que não pode passar de R$ 120 mil. Vários fabricantes baixaram os valores de modelos que estavam ligeiramente acima desse teto, de modo a enquadrá-los à exigência. Mas o caso é que, por outro lado, existem veículos que simplesmente permanecem custando um pouquinho mais que esse limite.
Os motivos que levam os fabricantes a tomarem uma atitude aparentemente tão estranha são vários. Pode ser, por exemplo, questão de disponibilidade de determinado produto em estoque - já que o programa de incentivos é temporário e pode simplesmente não existir tempo hábil para produzir e distribuir determinados produtos - ou mera estratégia comercial mesmo.
Carros populares, só que não
Seja como for, o fato é que manter os preços acima do teto vai contra a tendência do mercado neste momento. E, além do mais, deve resultar em queda nas vendas: afinal, não faltam opções com descontos para os consumidores. Diante disso, o VRUM listou 5 carros que, por pouco, não entraram no programa de incentivo do governo federal aos populares. Confira!
1 Honda City hatch EXL
- Preço do Honda City hatch EXL: R$ 125.900
A Honda concedeu desconto apenas para o sedan da linha City, já que só ele tem a versão de entrada EX. Como a gama do hatch começa na configuração seguinte, EXL, acabou ficando à margem dos incentivos. Mas seria fácil enquadrá-lo no programa: bastaria baixar um pouquinho o preço, ação que, por algum motivo, a marca japonesa preferiu não tomar.
2- Toyota Yaris XLS
- Preço do Toyota Yaris XLS: R$ 120.990
Das três versões que compõem a gama Yaris, duas se enquadraram no programa dos carros populares do governo federal: a básica XL e a intermediária XS. A Toyota poderia facilmente ter incluído também a top de linha XLS nos incentivos fiscais, mas acabou não baixando o preço do modelo. Assim, por míseros R$ 990, a configuração ficou acima do teto de R$ 120 mil e não recebeu os descontos.
3- Toyota Yaris sedan XLS
- Preço do Toyota Yaris sedan XLS: R$ 125.590
A situação do Yaris sedan é semelhante à do hatch: as versões XL e XS entraram no programa de carros populares, mas a top XLS, não. Tudo bem que, nesse caso, a Toyota precisaria dar um desconto um pouco maior, já que o três-volumes da gama tem preços ligeiramente mais altos. Porém, em relação ao valor total do produto, tal redução seria pequena, de apenas 4,5%.
4- Volkswagen Nivus Comfortline
- Preço do Volkswagen Nivus Comfortline: R$ 127.390
Nenhuma versão do Nivus entrou no programa de incentivos. É verdade que, para ficar abaixo do teto, o preço da opção de entrada Comfortline teria que sofrer uma redução R$ 7.390. Mas vale lembrar que alguns SUVs da concorrência, como Chevrolet Tracker e Jeep Renegade, tiveram abatimentos até maiores. Curiosamente, o Volkswagen T-Cross, que ocupa patamar superior no mercado, recebeu desconto na configuração Sense.
5- Volkswagen Saveiro Cross
Preço da Volkswagen Saveiro Cross: R$ 123.080
As demais versões da linha Saveiro - a básica Robust, com cabine simples (CS) ou dupla (CD), e a intermediária Trendline CS - estão entre os carros que ganharam descontos no programa de populares do governo federal. Entretanto, a top de linha Cross não recebeu o incentivo. O que chama a atenção é a pequena margem com a qual a picape ficou acima do teto de R$ 120 mil: apenas R$ 3.080.
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