UAI

Carro popular: redução de preço também alcançou os carros usados?

Será que o preço dos usados acompanhou a redução aplicada aos veículos novos?

Publicidade
Carros usados tiveram redução nos preços no primeiro mês de 2024
Carros usados tiveram redução nos preços no primeiro mês de 2024 Foto: Reprodução

O programa de carros populares está vigorando há quase duas semanas, e já impacta o setor dos carros usados. Modelos de entrada - como Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3 - tiveram redução de preço de R$ 10 mil. Com essa oportunidade, quem antes compraria um seminovo pôde se imaginar levando para casa um zero-quilômetro.

Para entender qual é o termômetro do mercado de carros usados a partir do lançamento do programa do carro popular, conversamos com lojistas experientes do setor: Ricardo Machado, sócio da Leva Veículos, e Marcelo Maria, sócio da ADM Automóveis, ambas situadas em Belo Horizonte.

Um "breque" na vendas de carros usados

Ambos os especialistas consultados concordam que, desde que o programa do carro popular foi lançado, em 5 de junho, as transações com carros usados deu uma freada, o que não significa que parou. "O mercado já não estava bom. Com essa notícia, alguns estão esperando para ver o que será melhor negócio, mas as pessoas ainda estão sondando os carros usados", explica Ricardo Machado.

Marcelo Maria conta que o mercado de carros usados já estava parado há cerca de dois meses, principalmente para os veículos acima dos R$ 50 mil. Ele lembra que o mercado de novos também ficou paralisado à espera do programa do carro popular.

Carro popular reduziu o preço do usado?

Ricardo Machado disse que ninguém ainda reduziu o preço dos caros usados. "Antes mesmo desse programa de carro popular o preço do carro usado vinha caindo. Carros bons de mercado como Corolla e Honda já não estavam vendendo na tabela, então qual vai vender?", disse o empresário. Marcelo Maria confirma que a tabela Fipe tem caído a cada mês.

O sócio da Leva Veículos lembra que os carros usados têm forte ligação com o mercado de novos, já que, direta ou indiretamente, eles são parte do pagamento. Assim, para fechar negócio, é necessário ter uma boa relação entre o preço de cada um.

Ambos os empresários afirmam não acreditar que o programa do carro popular vá durar por muito tempo. Por esse motivo, eles não esperam que esse fator tenha influência duradoura no mercado de carros usados.