De Salvador (BA)* - O Citroën C3 Aircross 2024 chega ao mercado como o único SUV compacto com opção de 7 lugares. Mas, por enquanto, o modelo está disponível apenas na configuração de 5 lugares. O VRUM já rodou nas duas configurações para te contar o que há de bom e também o que não ficou legal.
A primeira coisa que você precisa saber é que o novo C3 Aircross é um lançamento da fase Stellantis, que posicionou a Citroën como uma marca popular. O SUV é o segundo produto lançado dentro dessa filosofia, sendo que o primeiro integrante dessa família C-Cubed foi o C3 hatch e o próximo será um SUV-cupê que chega em 2024.
Na configuração de 5 ou 7 lugares, o visual e as dimensões do Citroën C3 Aircross são os mesmos. O SUV pode ser definido como um C3 anabolizado, com a dianteira alta e larga, linha de cintura elevada e caixas de roda musculosas.
O SUV compacto de 7 lugares
Vamos começar falando do Citroën C3 Aircross 2024 na configuração de 7 lugares, que chega ao mercado só em 2024. A segunda fileira de bancos está 10 centímetros avançada em relação à configuração de 5 lugares, mas ainda assim o espaço para as pernas é bom.
No entanto, o uso da terceira fileira de bancos não é satisfatório. Para começar, o acesso aos bancos traseiros exige certo grau de contorcionismo. Já o espaço e o conforto para esses passageiros é bem ruim, principalmente porque o assento fica muito baixo em relação ao assoalho.
Por fim, com todos os assentos em uso, o porta-malas não tem espaço nem para uma sacola. Uma solução interessante é poder retirar esses banco com muita facilidade, o que permite o uso do porta-malas.
A solução de climatização das fileiras de trás poderia ter sido mais generosa no novo C3 Aircross. É que o duto elevado apenas faz com que o ar da cabine seja direcionado para trás, mas não possui nenhum sistema para climatizar o ar.
Ainda não foi divulgado um preço para o Citroën C3 Aircross 2024 de 7 lugares. Porém, a marca anunciou que os preços das versões variam entre R$ 110 mil e R$ 150 mil, e que a diferença entre as versões e as configurações (5 ou 7 lugares) será fixa. Assim, é possível especular que o SUV de 7 lugares de entrada chegue custando R$ 130 mil (R$ 140 mil no pacote intermediário e R$ 150 mil no de topo). Mas, diferente dos preços da configuração de 5 lugares, esses valores não são oficiais.
A Citroën tenta distanciar o novo C3 Aircross da Spin, mas a comparação é inevitável. É que a versão de 7 lugares do modelo da Chevrolet tem preço inicial de R$ 120, valor que acaba formando uma nova rivalidade. Mesmo com um comprimento 4 centímetros menor, o SUV tem entre-eixos 5cm maior que o monovolume.
Configuração de 5 lugares tem muito espaço
Já o Citroën C3 Aircross 2024 de 5 lugares traz como chamariz ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais barato do Brasil. Nessa configuração, o banco traseiro tem espaço de sobra e o porta-malas tem todos os seus 493 litros disponíveis.
O acabamento, independente a configuração de bancos, abusa do plástico duro. Como no C3, o novo C3 Aircross tenta disfarçar a ausência de materiais nobres usando peças coloridas com visual despojado.
Citroën C3 Aircross tem motor 1.0 turbo
Todas as versões do Citroën C3 Aircross 2024 usam o motor T200. Esse 1.0 turbo flex tem até 130cv e 20,4kgfm de torque, capaz de aliar bom desempenho - com respostas rápidas - e baixo consumo de combustível. O câmbio automático tipo CVT simula 7 marchas, com boa gestão. Ainda é possível optar pelo modo econômico, que privilegia o baixo consumo, ou pelo modo esportivo, com foco no desempenho.
No entanto, o grande destaque do novo C3 Aircross é o acerto da suspensão. Ao mesmo tempo que ela filtra as imperfeições da superfície, proporciona boa estabilidade, o que é um desafio em um carro com 23 centímetros de altura do solo. A direção tem assistência elétrica.
Ficha técnica - Citroën C3 Aircross 2024
MOTOR | 1.0 turbo, com potências de 125cv (g) e 130cv (e) a 5.750rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.750rpm (g/e) |
TRANSMISSÃO | Tração dianteira e câmbio automática tipo CVT, que simula sete marchas |
FREIOS | Com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
DIREÇÃO | Com assistência elétrica e 10,8m de diâmetro de giro |
DIMENSÕES | Comprimento: 4,32m Largura: 1,72m Altura: 1,64m Distância entre-eixos: 2,67m |
PESO | Entre 1.201kg e 1.272kg |
PORTA-MALAS | 493 litros |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | 47 litros |
PERFORMANCE | 0 a 100 km/h: 10,1 s (g)/9,8 s (e) Velocidade máxima: 191km/h (g/e) |
CONSUMO PBEV | Urbano: 10,6km/l (g)/7,4 km/l (e) Estrada: 12,0km/l (g)/8,6 km/l (e) |
Citroën C3 Aircross 2024: versões, preços e conteúdo
O Citroën C3 Aircross 2024 é fabricado no Brasil, na planta de Porto Real (RJ). O SUV está disponível em três versões de equipamentos – Feel, Feel Pack e Shine – todas com a terceira fileira de bancos como opcional. Confira a seguir o preço e os principais equipamentos de cada versão. Os valores da configuração de 7 lugares serão divulgados apenas em 2024.
Feel T200 AT – R$ 109.990
- Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante
- Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
- Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16 polegadas com pneus 205/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
Feel T200 AT – 7 lugares
Todos os itens da versão Feel mais...
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
Feel Pack T200 AT – R$ 119.990
Todos os itens da versão Feel mais...
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/65
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos
Feel Pack T200 AT – 7 lugares
Todos os itens da versão Feel mais...
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos
Shine T200 AT – R$ 129.990
Todos os itens da versão Feel Pack mais...
- Teto bitom preto Perla Nera
- Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
Shine T200 AT – 7 lugares
Todos os itens da versão Feel Pack mais...
- Teto bitom preto Perla Nera
- Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
- Sistema de ventilação no teto
- Duas portas USB de recarga rápida para a terceira fileira
- Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
- Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
(*) Jornalista viajou a convite da Citroën
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas