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Citroën C3 Aircross: os prós e contras do SUV de 5 ou 7 lugares

Confira o que funciona e o que não deu muito certo no único SUV compacto de 7 lugares vendido no Brasil

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Dianteira é alta e larga
Dianteira é alta e larga Fotos: Divulgação

De Salvador (BA)* - O Citroën C3 Aircross 2024 chega ao mercado como o único SUV compacto com opção de 7 lugares. Mas, por enquanto, o modelo está disponível apenas na configuração de 5 lugares. O VRUM já rodou nas duas configurações para te contar o que há de bom e também o que não ficou legal.

A primeira coisa que você precisa saber é que o novo C3 Aircross é um lançamento da fase Stellantis, que posicionou a Citroën como uma marca popular. O SUV é o segundo produto lançado dentro dessa filosofia, sendo que o primeiro integrante dessa família C-Cubed foi o C3 hatch e o próximo será um SUV-cupê que chega em 2024.

Na configuração de 5 ou 7 lugares, o visual e as dimensões do Citroën C3 Aircross são os mesmos. O SUV pode ser definido como um C3 anabolizado, com a dianteira alta e larga, linha de cintura elevada e caixas de roda musculosas.


O SUV compacto de 7 lugares

Vamos começar falando do Citroën C3 Aircross 2024 na configuração de 7 lugares, que chega ao mercado só em 2024. A segunda fileira de bancos está 10 centímetros avançada em relação à configuração de 5 lugares, mas ainda assim o espaço para as pernas é bom.

No entanto, o uso da terceira fileira de bancos não é satisfatório. Para começar, o acesso aos bancos traseiros exige certo grau de contorcionismo. Já o espaço e o conforto para esses passageiros é bem ruim, principalmente porque o assento fica muito baixo em relação ao assoalho.

Por fim, com todos os assentos em uso, o porta-malas não tem espaço nem para uma sacola. Uma solução interessante é poder retirar esses banco com muita facilidade, o que permite o uso do porta-malas.

A solução de climatização das fileiras de trás poderia ter sido mais generosa no novo C3 Aircross. É que o duto elevado apenas faz com que o ar da cabine seja direcionado para trás, mas não possui nenhum sistema para climatizar o ar.

Ainda não foi divulgado um preço para o Citroën C3 Aircross 2024 de 7 lugares. Porém, a marca anunciou que os preços das versões variam entre R$ 110 mil e R$ 150 mil, e que a diferença entre as versões e as configurações (5 ou 7 lugares) será fixa. Assim, é possível especular que o SUV de 7 lugares de entrada chegue custando R$ 130 mil (R$ 140 mil no pacote intermediário e R$ 150 mil no de topo). Mas, diferente dos preços da configuração de 5 lugares, esses valores não são oficiais.

A Citroën tenta distanciar o novo C3 Aircross da Spin, mas a comparação é inevitável. É que a versão de 7 lugares do modelo da Chevrolet tem preço inicial de R$ 120, valor que acaba formando uma nova rivalidade. Mesmo com um comprimento 4 centímetros menor, o SUV tem entre-eixos 5cm maior que o monovolume.

Configuração de 5 lugares tem muito espaço

Já o Citroën C3 Aircross 2024 de 5 lugares traz como chamariz ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais barato do Brasil. Nessa configuração, o banco traseiro tem espaço de sobra e o porta-malas tem todos os seus 493 litros disponíveis.

O acabamento, independente a configuração de bancos, abusa do plástico duro. Como no C3, o novo C3 Aircross tenta disfarçar a ausência de materiais nobres usando peças coloridas com visual despojado.

Citroën C3 Aircross tem motor 1.0 turbo

Todas as versões do Citroën C3 Aircross 2024 usam o motor T200. Esse 1.0 turbo flex tem até 130cv e 20,4kgfm de torque, capaz de aliar bom desempenho - com respostas rápidas - e baixo consumo de combustível. O câmbio automático tipo CVT simula 7 marchas, com boa gestão. Ainda é possível optar pelo modo econômico, que privilegia o baixo consumo, ou pelo modo esportivo, com foco no desempenho.

No entanto, o grande destaque do novo C3 Aircross é o acerto da suspensão. Ao mesmo tempo que ela filtra as imperfeições da superfície, proporciona boa estabilidade, o que é um desafio em um carro com 23 centímetros de altura do solo. A direção tem assistência elétrica.

Citroën C3 Aircross 2024, SUV de 5 ou 7 lugares, chega ao Brasil.
Motor 1.0 turbo tem até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque Foto: Divulgação

Ficha técnica - Citroën C3 Aircross 2024

MOTOR 1.0 turbo, com potências de 125cv (g) e 130cv (e) a 5.750rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.750rpm (g/e)
TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automática tipo CVT, que simula sete marchas
FREIOS Com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
SUSPENSÃO McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
DIREÇÃO Com assistência elétrica e 10,8m de diâmetro de giro
DIMENSÕES Comprimento: 4,32m
Largura: 1,72m
Altura: 1,64m
Distância entre-eixos: 2,67m
PESO Entre 1.201kg e 1.272kg
PORTA-MALAS 493 litros
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 47 litros
PERFORMANCE 0 a 100 km/h: 10,1 s (g)/9,8 s (e)
Velocidade máxima: 191km/h (g/e)
CONSUMO PBEV Urbano: 10,6km/l (g)/7,4 km/l (e)
Estrada: 12,0km/l (g)/8,6 km/l (e)


Citroën C3 Aircross 2024: versões, preços e conteúdo

O Citroën C3 Aircross 2024 é fabricado no Brasil, na planta de Porto Real (RJ). O SUV está disponível em três versões de equipamentos – Feel, Feel Pack e Shine – todas com a terceira fileira de bancos como opcional. Confira a seguir o preço e os principais equipamentos de cada versão. Os valores da configuração de 7 lugares serão divulgados apenas em 2024.

Feel T200 AT – R$ 109.990

  • Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante
  • Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
  • Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
  • Seis alto-falantes
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
  • Rodas de 16 polegadas com pneus 205/65
  • Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
  • Alarme
  • Bocal do combustível com destravamento elétrico
  • Barras longitudinais no teto

Feel T200 AT – 7 lugares

Todos os itens da versão Feel mais...

  • Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
  • Sistema de ventilação no teto
  • Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas

Feel Pack T200 AT – R$ 119.990

Todos os itens da versão Feel mais...

  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/65
  • Airbags laterais
  • Apoio de braço no banco do motorista
  • Retrovisores elétricos

Feel Pack T200 AT – 7 lugares

Todos os itens da versão Feel mais...

  • Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
  • Sistema de ventilação no teto
  • Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas
  • Airbags laterais
  • Apoio de braço no banco do motorista
  • Retrovisores elétricos

Shine T200 AT – R$ 129.990

Todos os itens da versão Feel Pack mais...

  • Teto bitom preto Perla Nera
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
  • Faróis de neblina
  • Câmera de ré
  • Bancos e volante com forração premium
  • Controlador de velocidade com limitador integrado
  • Skid plate frontal e traseiro
  • Grade do radiador na cor preto brilhante
  • Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante

Shine T200 AT – 7 lugares

Todos os itens da versão Feel Pack mais...

  • Teto bitom preto Perla Nera
  • Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
  • Sistema de ventilação no teto
  • Duas portas USB de recarga rápida para a terceira fileira
  • Exclusivo logotipo 7 na tampa do porta-malas
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
  • Faróis de neblina
  • Câmera de ré
  • Bancos e volante com forração premium
  • Controlador de velocidade com limitador integrado
  • Skid plate frontal e traseiro
  • Grade do radiador na cor preto brilhante
  • Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante

(*) Jornalista viajou a convite da Citroën

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas