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Vectra: recall na moita

Se o dono reclama, ganha um jogo novo. Se não, fica tudo por isso mesmo

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O proprietário de um Chevrolet Vectra descobre, desconsolado, um defeito na banda lateral de um pneu. E vai se queixar na concessionária. O consultor técnico não pestaneja (mas também nada explica) e recomenda levar o Vectra à revenda do pneu.

Lá, o vendedor também nem pestaneja (e também nada explica) e informa que vai trocar - imediatamente - todo o jogo. Um espanto, pois, de cada 10 reclamações contra problemas de pneus, nove laudos do fabricante atribuem a culpa (meses depois) ao buraco, à pedra, ao meio-fio. E, quando porventura aceitam a culpa, nem se enrubescem para cobrar pela quilometragem que o pneu foi usado.

Diante da surpresa do cliente ("mas o jogo todo?"), a resposta está na ponta da língua: "Será uma cortesia da Pirelli, pois ela não fabrica mais o modelo para o Vectra na medida que equipa seu carro (215/45R17). Como não se recomenda colocar um pneu com medida diferente, todo o jogo será substituído na medida 215/45R17.

Você fica satisfeito com a explicação, encantado com a eficiência da GM e da Pirelli e sai com os pneus novinhos em folha. E sem custo.

O que os proprietários do carro desconhecem é que toda essa gentileza e cortesia mascaram um problema com os pneus na medida 215/45R17. E correm riscos.

Como nem a GM nem a Pirelli, consultadas, se manifestam sobre o defeito, não se sabe sua causa. Se o pneu é bom, mas incompatível com o Vectra (mais provável) ou se houve um erro de projeto ou de fabricação.

Então, por ser item de segurança, é óbvio que se trata de um caso de recall. De chamar todos os Vectras equipados com o pneu na medida 215 para serem substituídos pelos 225.

Em vez disso, a GM "espera" que o dono do carro reclame para então encaminhá-lo à revenda Pirelli. Esta já foi devidamente orientada para não discutir e trocar todo o jogo. A desculpa de que o pneu 215 não é mais fabricado camufla a existência do problema e justifica a troca de todos eles.

Por que não se fez o recall? Um dos técnicos consultados deixou escapar que, se o problema se torna público, milhares de pneus 215 no fim da vida (e que talvez não apresentassem o problema) seriam levados às lojas para serem substituídos gratuitamente.

O que se está fazendo é o recall "na moita". Se o dono do carro reclama, ganha o jogo novo. Se não reclama, fica tudo por isso mesmo. E os donos de Vectras que não foram informados e tiveram o pneu estourado? E se acidentes já ocorreram em função desse problema?

Com a palavra, a General Motors.