FALA, BORIS!

SUVs na mira dos ativistas ambientais, que esvaziam seus pneus

Apesar de serem carros grandes demais, que bebem e poluem muito, todo cidadão tem o direito de ter um na garagem de casa

Publicidade

Quem me acompanha sabe que eu não gosto dos utilitários-esportivos, os SUVs. Já expliquei que são carros grandes, altos, que bebem muito, que poluem muito, difíceis de manobrar, de colocar na vaga. Têm pneus grandes que, em geral, custam caro, quando você tiver que repor. E vai por aí.

Eu me sinto muito melhor dirigindo um automóvel do tipo sedã, perua, hatch, mas não gosto de SUV. Mas SUV virou a grande moda, a tendência. Aliás, dizem que hoje para você estar atualizado tem que ter um SUV na garagem e um espaço gourmet na varanda. Bom, cada um compra o que quiser. Eu estou dizendo que não gosto. Eu prefiro o automóvel mais convencional.

Mas daí, para o que uns ativistas estão fazendo na Europa, na Inglaterra, é um grande salto. O pessoal que defende a natureza, o clima, preocupado com o efeito estufa, eles perceberam que os SUVs consomem mais e poluem mais. Então eles são agora ativistas contra os SUVs. E estão fazendo sabe o que? Estão esvaziando os pneus dos SUVs que encontram pelas ruas.

Mais de 4 mil SUVs tiveram os pneus esvaziados na Inglaterra

Bem, eles podem ser contra os SUVs, como eu sou, mas daí pra sair esvaziando todos os pneus. E se declararam vitoriosos, recentemente, que já esvaziaram pneus de 4 mil SUVs na Inglaterra. Eu acho que não é por aí. Eu acho que você tem o direito de comprar o carro que você quiser. O SUV está na contramão da história, porque hoje a tentativa é de reduzir o consumo de combustível, e nele aumenta, por ser mais pesado e ter um coeficiente aerodinâmico muito pior do que o do automóvel.

Tá bom, então ele aumenta o consumo, aumenta a poluição, mas isso não é motivo para você sair esvaziando os pneus de quem tem um SUV. Acho que é fundamental, principalmente em países democráticos, é respeitar os terceiros.

BYD Tan EV SUV sete lugares preto elétrico
Os modelos 100% elétricos podem ser a solução para reduzir a emissão de poluentes

Você nos viu no YouTube, com nosso vídeo para o VRUM? Então se inscreva, cutuca o sininho, para que você seja notificado dos nossos próximos vídeos no YouTube. Mas o VRUM está também no Instagram, no Facebook, no Twitter e no portal vrum.com.br. Você vai assistir a outros vídeos tão exclusivos como este que explicam o que é um SUV e por que tem gente desesperadamente, ilegalmente, contra o cidadão que se acha no direito, e tem o direito, de andar em um SUV.

Confira o teste do Audi RS Q8, um SUV grandalhão, pesadão com um motorzão