UAI

Para-brisa: se trincou, pode ser pedra ou fenômeno natural

Nem só as pedras arremessadas por outros veículos são responsáveis pelas trincas no para-brisa de seu carro. Saiba o que fazer para que elas não se alastrem e de qual outra forma podem surgir

Publicidade
Ao constatar que uma pedra abriu um pequeno buraco no para-brisa do carro é importante levá-lo rapidamente para fazer o reparo, evitando, assim, que a trinca se alastre
Ao constatar que uma pedra abriu um pequeno buraco no para-brisa do carro é importante levá-lo rapidamente para fazer o reparo, evitando, assim, que a trinca se alastre Foto: Ao constatar que uma pedra abriu um pequeno buraco no para-brisa do carro é importante levá-lo rapidamente para fazer o reparo, evitando, assim, que a trinca se alastre

Para-brisa trinca do nada? Não, nunca! Se aparecer uma trinca é porque talvez você não tenha percebido um furinho no vidro, provocado provavelmente por uma pedra arremessada por um carro que trafegava à sua frente na rua ou na estrada. E se você não levar seu carro rapidamente em uma empresa especializada em reparos em para-brisa para que esse furinho seja preenchido, uma trinca certamente vai se alastrar no vidro do carro.

E vale lembrar que trafegar com o carro com o para-brisa trincado é ilegal, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), pois compromete a visibilidade do motorista. Mas há quem diga que o para-brisa do carro trincou sem que tenha batido pedra, e muito menos que tenha surgido um furinho no vidro. Então, por que trincou assim, do nada?

O fenômeno pode estar relacionado às variações súbitas de temperatura no período do inverno, que podem subir durante o dia e cair muito à noite, provocando um chamado choque térmico. E esse fenômeno climático pode provocar trincas tanto no para-brisa quanto no vidro traseiro do carro, sem que haja a ação de uma pedra ou qualquer outro objeto.

E com relação ao choque térmico, não há nada que se possa fazer para evitar ou prevenir. Mas ele pode acontecer, trincando o vidro do carro, que passa a trafegar em desacordo com as normas de trânsito, podendo gerar multa e pontos no prontuário do motorista. Ou seja dor de cabeça e prejuízo.

Se você gostou de mais essa dica sobre trincas no para-brisa, não deixe de curtir o vídeo do VRUM no YouTube e Dailymotion. Ative o sininho e considere se inscrever nos canais para ser notificado de novos conteúdos, pois o VRUM traz todas as notícias do setor automotivo. Vale lembrar que o VRUM está também no Instagram, Facebook e Twitter, além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM no YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas