O Avelar de Souza teve muito tempo de prosa, pois íamos de Fortaleza para Jericoacoara, praia paradisíaca no literal cearense. Numa picape Toyota Hilux, com tração nas quatro. Como dizem no Nordeste, um carro "traçado"...
Um bom pedaço de chão, com 250 quilômetros de asfalto, seguidos de uns 50 quilômetros de terra e depois mais uns 20 de areia fofa. Por isso, o veículo "traçado".
A aula de quem passa a vida ao volante de picapes começou quando eu perguntei ao Avelar se o Hilux aguenta mesmo o rojão.
Aguenta doutor, é a melhor picape que tem.
Mas o campeão de vendas é a Chevrolet S-10...
Mas não aguenta o nosso "batidão". E nem a Ford Ranger, que logo desalinha a direção e "frouxa" a suspensão.
Mas, e as outras japonesas "traçadas", Avelar? Tem a Mitsubishi L200, a Nissan Frontier...
O L200 esquenta muito, ferve e deixa a gente na mão. O Frontier é baixo e esbarra em qualquer lugar.
Por isso é que tem tanto Hilux por aqui, Avelar?
Claro doutor: chega fácil, fácil aos 300 mil quilômetros sem problema.
E o Troller?
É muito bom, dá conta do riscado. Um jipe ótimo para a praia, pois a carroceria é de fibra e não enferruja.
A aula terminou quando chegamos na Chili Beach, a melhor pousada de Jeri. E que fez valer a pena sacolejar mais de uma hora na Hilux...
Outro país A pequena cidade tem dezenas de buggies para passear com os turistas. Os "bugueiros" os levam para conhecer as incríveis lagoas no meio do areão, cidades soterradas pela areia, mangues e dunas maravilhosas. Tudo preservado, pois é um parque ecológico fiscalizado pelo Ibama.
Mas é a única fiscalização: lá tem até picape velha Chevrolet que roda a gás – acreditem – com um botijão de cozinha amarrado ao lado do motor.
Voltando aos buggies, nunca soube de legislação que os isentasse dos cintos de segurança. Mas lá (e em outras praias brasileiras) os cintos não passam de enfeite, pois vão todos aboletados no para-lama traseiro curtindo o sol, o céu e as dunas.
Só que acidentes não são incomuns e, quando acontecem, os sorridentes passageiros são todos cuspidos do buggy. Com consequências, as vezes, funestas.
Dessa vez, uma novidade em Jeri: a prefeitura proibiu os turistas de estacionarem automóveis nas ruas, criou um pátio (pago) para abrigá-los e contratou duas picapes cabine dupla (Chevrolet D-20) para levar os motoristas aos hotéis. Sabe como? Se couber, na cabine. Caso contrário, na caçamba, com dois banquinhos laterais adaptados. Protegidos?
Só do sol, com um tetinho de lona. Mas isso não é proibido?
Sim, mas só aqui, no Brasil. Jeri deve ser outro país...
Papo de roda - Toyota do Avelar
Apesar de proibido por lei, Prefeitura de Jeri transporta turistas em caçamba de picape. Mas lá deve ser outro país...