Se alguém te perguntar o que é sangria, provavelmente, você responderá que é um coquetel que se faz com vinho e frutas picadas. Mas é bom que se saiba que sangria é um termo usado também no mundo do automóvel. É um procedimento que se faz no sistema de freio.
Mas, por que sangria? Porque quando se troca o fluido do freio, que é um circuito hidráulico, e quando se pisa no pedal esse líquido oleoso é empurrado para cada roda. Ou seja, a compressão que se faz no pedal de freio chega às rodas do carro.
E isso é feito por meio desse fluido, que com o tempo pode gerar bolhas de ar. Se isso acontecer, o sistema de freio do carro perde a eficiência e deixa de funcionar. E qual a maneira adequada de se resolver esse problema? Com a sangria. Existe um parafuso atrás do disco de freio de cada roda que é aberto pelo mecânico, enquanto outra pessoa “bombeia” o pedal de freio, fazendo a sangria do fluido, retirando o ar.
Feito isso, o pedal de freio volta a ter resistência e deixa de ficar “muxibento”, característica que identifica a presença de bolhas de ar no fluido e aponta a necessidade da sangria. Claro que as montadoras utilizam um equipamento adequado para inserir o fluido no sistema de freio sem permitir que entre ar.
Algumas concessionárias também usam um aparelho que retira o fluido antigo, põe o novo sem permitir a entrada do ar, sem a necessidade de duas pessoas para executar a operação de sangria. Portanto, se o pedal de freio do seu carro estiver “muxibento” e o sistema não estiver eficiente, saiba que está na hora de fazer a sangria do fluido.
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