x
UAI
COLUNA DO CALMON

Peugeot 2008 tem boa dirigibilidade e preços, nem tanto

Novo SUV compacto da marca francesa chega ao mercado em três versões e com preços promocionais, mas só até o fim do mês; depois os preços sobem R$ 20 mil

Publicidade
Preços promocionais do Peugeot 2008 2025 só valem até o final de agosto
Preços promocionais do Peugeot 2008 2025 só valem até o final de agosto Foto: Peugeot/Divulgação

Agora importado da Argentina, o novo Peugeot 2008 chega ao mercado nas versões Active (R$ 119.990), Allure (R$ 129.990) e GT (R$ 149.990) para o ano/modelo 2025. São preços de pré-venda bem interessantes, porém, só válidos até o fim de agosto. Já em setembro vão aumentar em R$ 20 mil, o que os tornam menos competitivos.

Permanece entre os mais atuais do segmento, por fora e por dentro. Posto de condução é o mesmo do hatchback 208, com visual bastante agradável, embora haja excesso de plástico comum. O volante ovalado do novo Peugeot 2008 permite visão privilegiada do quadro de instrumentos digital em sua inusitada posição elevada.

Peugeot 2008 modelo 2025 cinza e preto de frente em movimento no asfalto
Versão Allure do Peugeot 2008 tem adição de câmeras 360 graus e bancos em couro Foto: Peugeot/Divulgação

A central multimídia de 10,3 polegadas conta com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e há carregador de bateria de celular por indução (menos na versão de entrada). No banco traseiro, largura razoável, mas o assoalho tem um túnel central.

Peugeot 2008 modelo 2025 cinza roda de liga leve de 17 polegadas no asfalto
Todas as versões do novo Peugeot 2008 são equipadas com rodas de liga leve de 17 polegadas Foto: Pedro Bicudo/Peugeot/Divulgação

Os faróis do novo Peugeot 2008 são em LED e as rodas de liga leve de 17 polegadas apresentam desenho bem elaborado. Já o porta-malas de 374 litros, padrão VDA, deveria ser maior, pois perde para o do VW Nivus (415 litros), por exemplo.

Motor é sempre de 1.0 litro turbo flex, 130cv (etanol)/125cv (gasolina) e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático CVT de sete marchas selecionáveis por borboletas atrás do volante. A Peugeot declara aceleração de 0 a 100km/h em 10,3 segundos.

Peugeot 2008 modelo 2025 cinza cofre do motor no estúdio
Novo Peugeot 2008 é equipado com o motor 1.0 turbo com até 130cv de potência Foto: Pedro Bicudo/Peugeot/Divulgação

Pacote de segurança ativa é de primeira linha e inclui, entre outros itens, a indispensável frenagem automática de emergência, tão importante que passará a ser item de série em todos os carros e picapes novos nos EUA em 2029.

Dirigindo o novo Peugeot 2008

Primeiro contato foi breve por estradas bem pavimentadas em Alagoas, além de um pequeno trecho de terra. O novo Peugeot 2008 mostrou bastante agilidade nas acelerações, especialmente no modo Sport. Rodar é confortável, mas o isolamento acústico na cabine é apenas regular e alguns ruídos surgem em piso irregular.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas