UAI
COLUNA DO CALMON

BMW i5 M60: discreto, mas relâmpago ao acelerar

Sedã grande da BMW prima pela elegância e honra a letra M que traz na carroceria com desempenho impecável

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Primeira versão elétrica do BMW Serie 5 vem ao Brasil
Primeira versão elétrica do BMW Serie 5 vem ao Brasil Foto: BMW / Divulgação

No seu sedan grande BMW i5 M60, a marca alemã caprichou no estilo da oitava geração, sem os exageros notados em outros modelos de sedans e SUVs da marca. Claro, a grade tipicamente superdimensionada e com contorno de LED está lá como sempre, porém, fechada por se tratar de um elétrico. O BMW i5 M60 prima pela elegância quando visto de perfil e de três quartos de traseira.

BMW Serie 5 i5 elétrico
Modelo na versão elétrica ficou maior e mais tecnológico Foto: BMW / Divulgação

As maçanetas das portas do BMW i5 M60 são embutidas e há belas rodas de 20 polegadas. As linhas do teto em suave queda integram-se ao desenho Hofmeister kink, a clássica “quebrada” das colunas traseiras criada por Wilhelm Hofmeister, quando chefe de design da marca bávara entre 1950 e 1970.

Esta nova geração do BMW i5 M60 cresceu: 5,06m de comprimento, 1,90m de largura e 1,50m de altura. Por dentro, o acabamento é de primeira qualidade, com bancos de densidade firme, sem nenhum desconforto, além dos materiais de aspecto e textura impecáveis. Dimensões internas generosas graças à distância entre-eixos de 2,99m. Quem senta atrás não terá queixas. Porta-malas original comporta 490 litros, mas. para o Brasil há o estepe que subtrai um bom volume não especificado pela fábrica.

BMW Serie 5 i5
Interior tem quase 30 polegadas de tela ao todo Foto: BMW / Divulgação

O que mais chama atenção no BMW i5 M60 são as grandes telas curvadas: quadro de instrumentos (12,3 polegadas) e multimídia (14,9 polegadas). Esta comandável por voz, gestos, toque e botões físicos. Eixo traseiro direcionável torna visíveis as rodas pelos retrovisores, quando se vira o volante até o batente.

BMW Serie 5 i5
BMW Serie 5 terá versão 100% elétrica e híbrida Foto: BMW / Divulgação

Para honrar a tradicional letra M há dois motores elétricos, um em cada eixo, com potência total combinada de 601cv e 83,7kgfm de torque. Durante o trajeto de avaliação do BMW i5 M60 entre São Paulo e Bertioga (SP) deu para receber uma injeção de adrenalina no modo Sport, além do ronco sintetizado por alto-falantes: 0 a 100km/h em impressionantes 3,9 s para uma massa total de nada menos que 2.380kg. Alcance médio com a bateria de 81,2kWh é de 391 quilômetros (padrão Inmetro). Preço: R$ 759.950.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube E Dailymotion: lançamentos, testes e dicas