UAI
COLUNA DO CALMON

Ram Rampage R/T tem presença fora do comum

Caminhonete de dimensões intermediárias e carroceria do tipo monobloco atrai pelo visual e bom volume da caçamba

Publicidade
A versão R/T 4x4 traz alguns detalhes em vermelho na carroceria
A versão R/T 4x4 traz alguns detalhes em vermelho na carroceria Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Mesmo quem não é grande fã de picapes talvez se renda à proposta da Ram Rampage, em especial na versão R/T (R$ 277.490). Ela parte da construção monobloco da Toro e mantém praticamente a mesma distância entre-eixos: 2,99m versus 2,99m.

Significa, claro, nenhuma mudança interna em termos de espaço para cabeças, pernas e ombros dos quatro passageiros e do motorista. As diferenças começam no desenho da carroceria da Ram Rampage com grade do radiador imponente, capô elevado, faróis afilados de LED e para-choque de desenho robusto, que inclui faróis de neblina do mesmo modo de LED.

Ram Rampage RT modelo 2023 preta interior painel volante bancos dianteiros estática no asfalto.jpg
Interior tem acabamento de boa qualidade e muita tecnologia Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

De perfil, o desenho da Ram Rampage é ainda mais chamativo pelo teto pintado de preto, mesma cor nas rodas de 19 polegadas (pneus 235/55 R19), e o avantajado adesivo R/T nos extremos dos para-lamas traseiros. Atrás, as lanternas bem dimensionadas trazem uma bandeira americana estilizada, abertura da tampa com amortecimento e uma saída de escapamento em cada extremidade na cor preta.

Uma vantagem da Ram Rampage em relação à Toro é o volume da caçamba – 980 litros – em razão das laterais mais altas e o maior comprimento total (5,02m versus 4,94m). De série, vem com protetor, porém, sem divisórias internas, nem capota marítima. A capacidade de carga, incluídos os cinco ocupantes, é de 750kg.

Ram Rampage R/T 4x4 modelo 2023 de traseira com a tampa da caçamba aberta estática no asfalto
A caçamba traz proteção de plástico de série, mas capota marítima é vendida como acessório Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Diferença mais marcante aparece no desempenho. Motor da Ram Rampage R/T, um turbo a gasolina de 2.0 litros, entrega 270cv e 40,8kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de nove marchas, tração 4x4 com distribuição de 50% para cada eixo, mas sem a reduzida tradicional. Para um veículo de 1.917kg de massa total e deste porte a aceleração informada surpreende com 0 a 100km/h em 6,9 s (consegui 6,8 s pelo velocímetro do Google Maps). Com pneus de série adequados, a fábrica declara velocidade máxima de 220km/h.

O motorista tem à disposição na Ram Rampage R/T banco com regulagens elétricas (opcional para o passageiro). Mesmo sem carga as suspensões com molas helicoidais nas quatro rodas oferecem relativamente bom conforto de marcha. Fica a desejar o diâmetro de giro de 12m, um pouco melhor que o da Toro (12,2m), que dificulta manobras em geral e para estacionar por si só mais difíceis pelas dimensões da picape.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas