O diretor de uma fábrica de automóveis declara que vai lançar um modelo capaz de rodar 100 quilômetros por litro de gasolina.
Você acreditaria? Pois pode apostar em consumos até menores.
Quem mencionou esse valor foi Fritz Henderson, presidente da "Nova GM". Ele se referia ao Volt, carro elétrico que deverá ser lançado em 2011.
Opa! Se o carro é movido por motores elétricos, como especificar consumo de gasolina?
Explicação: estamos vivendo uma fase de transição do carro convencional movido por algum derivado do petróleo para várias soluções alternativas. Que podem variar do flex (o mesmo motor calibrado para também queimar álcool) ao elétrico, passando pelo GNV, híbrido, etc.
A própria GM se deu mal no passado com o seu EV1, carro elétrico produzido entre 1996 e 1999 numa série limitada e não comercializado normalmente. As 800 unidades produzidas foram exclusivamente alugadas (leasing) para uma avaliação de seu comportamento. Problemas técnicos (alguns se incendiaram durante a recarga) levaram a fábrica a recolher todos os carros ao fim do contrato e abandonar o projeto.
Com as barbas de molho, a GM observou a movimentação da concorrência e do mercado. E registrou uma explosão nas vendas de carros híbridos, principalmente o Prius, da Toyota, que se movimenta com motores elétricos ou a gasolina, dependendo do tipo de trânsito, topografia, velocidade, etc.
A engenharia da GM idealizou uma outra solução, que leva jeito de ser mais inteligente. O Volt é tracionado exclusivamente por motores elétricos, com autonomia de uns 65 quilômetros. Segundo a GM, cerca de 80% dos motoristas norte-americanos não rodam mais do que isso por dia.
Então, as baterias são recarregadas a noite, numa tomada doméstica, e não existe consumo de gasolina.
E se o carro tiver que rodar mais que 65 quilômetros?
Quando arreiam as baterias, elas são recarregadas (pelo próprio carro) por um gerador acionado por um pequeno motor a gasolina (ou diesel, ou álcool, ou GNV, ou...) que entra automaticamente em funcionamento.
Então, o Volt só se movimenta por energia elétrica. O motor a combustão jamais é utilizado para tracionar as rodas, como nos híbridos, mas apenas para recarregar baterias.
À primeira vista, parece que a GM está rindo por último. Mas o Volt ainda tem muito chão pela frente.
Além disso, nem tudo é um mar de rosas para o carro elétrico. Quem mora num apartamento ou numa casa sem garage, onde e como recarregar as baterias?
Voltando ao consumo do Volt: Fritz Henderson dificilmente vai acertar esse valor, pois o carro não terá nenhum consumo de gasolina se não passar dos 65 km por litro diários. Ou gastar muito mais se o motorista for um caixeiro-viajante...
E o caixeiro-viajante?
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