1 ? "Amaciar" ? No carro zero, tem que dirigir bem devagar nos primeiros cinco mil quilômetros. Besteira: basta não abusar nos primeiros 500 a 1 mil quilômetros, enquanto se ajustam as partes móveis do motor, freios e transmissão.
2 ? "Esquentar" ? Antes de sair, de manhã, esquentar o motor por dois a três minutos. Besteira: bastam 30 a 40 segundos antes de sair com o carro, evitando de pisar fundo no acelerador até que o ponteirinho de temperatura se aproxime do valor ideal.
3 ? "Acelerada" ? É bom acelerar o motor antes de desligá-lo ou de ligá-lo, de manhã. Besteira: Não acelerar nem ao desligar (o combustível não queimado se mistura com o óleo), nem ao ligar (o óleo demora alguns segundos até chegar às partes móveis).
4 ? "Cortesia" ? Muitos postos oferecem uma lavagem gratuita depois do abastecimento, nas máquinas automáticas. Evite, a menos que o posto seja de total confiança: se os rolos da máquina não estiverem limpos, são grandes as chances de riscar a pintura.
5 ? "Análise técnica" ? Ainda no posto, alguns frentistas aterrorizam o motorista analisando uma gotinha do lubrificante entre os dedos e sugerindo a troca: "Já não tem viscosidade, doutor", ou "está muito preto e não lubrifica mais, madame". Besteira: óleo só se troca na quilometragem recomendada.
6 ? "Mistura" ? Não faltam os especialistas de araque que sugerem uma infalível alquimia no tanque. Tem de tudo, desde querosene no álcool até óleo de motor 2T na gasolina. Tudo conversa pra boi dormir...
7 ? "Válvula" ? O carro chega fervendo na oficina. O mecânico abre o capô, tira três parafusos e volta com uma peça na mão e o diagnóstico do alto de sua sabedoria: "Tá vendo? É sempre essa porcaria de válvula termostática que provoca o superaquecimento. É só jogá-la fora para eliminar de vez o problema". Ignorância: se a válvula emperra, troque-a, pois ela evita que o motor trabalhe em baixas temperaturas.
8 ? "Calibragem" ? Nessa, os "técnicos" se contradizem: uns recomendam que a pressão dos pneus seja inferior à recomendada: "O carro fica mais confortável". Outros sugerem uma calibragem acima: "Reduz o atrito do pneu e, portanto, o consumo de combustível". Besteira: qualquer pressão fora da correta aumenta o desgaste do pneu e/ou prejudica a estabilidade do carro.
9 ? "Lubrificação" ? Não se deve usar óleo diferente do especificado, nem misturar um com o outro: ou é mineral ou é sintético (ou semi-sintético). Besteira: qualquer óleo dentro da especificação de viscosidade (SAE) ou aditivação (API) pode ser usado no motor.
10- "Retífica" ? Fumaça na descarga? "Pode levar o motor para a retífica pois está queimando óleo". Besteira: talvez esteja só desregulado (fumaça preta) ou queimando óleo (fumaça cinza ou esbranquiçada), mas nem sempre o reparo exige retífica completa (só troca de retentores das válvulas).
Desinformações
Disse o escritor alemão Ludwig Fulda (1862-1939) que "é mais fácil açoitar o falso do que cinzelar o verdadeiro". Açoitemos, pois, o falso: