UAI

Carros 1.0: você tem preconceito em relação a esses modelos?

No passado eles tinham desempenho ruim e não eram econômicos, mas os avanços tecnológicos deixaram os propulsores atuais bem mais eficientes

Publicidade
O VW Gol 1.0 era um dos modelos beneficiados pela redução dos impostos por ter a motorização determinada pelo governo na época
O VW Gol 1.0 era um dos modelos beneficiados pela redução dos impostos por ter a motorização determinada pelo governo na época Foto: O VW Gol 1.0 era um dos modelos beneficiados pela redução dos impostos por ter a motorização determinada pelo governo na época

Desde que se lançou, há mais de 30 anos, o “carro popular”, com motor 1.0 litro, que andava se arrastando por aí, muita gente ficou traumatizada, tem verdadeiro preconceito com esse tipo de propulsor. E com razão. Eram motores bem fracos em termos de potência – 50cv, 60cv ou no máximo 70cv –, e como era preciso acelerar muito para o carro andar o consumo assustava. Em alguns casos, os motores 1.3, 1.5 e 1.6 tinham consumo menor que o do 1.0.

Mas o propulsor 1.0 era produzido porque o governo federal na época determinou que carros com essa motorização pagavam imposto menor. Então, os fabricantes decidiram produzir carros com motor 1.0 e vender mais barato, em maior volume. Mas às vezes o consumo era maior. O tiro saía pela culatra.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, as coisas viraram ao contrário, de ponta-cabeça. O motor 1.0 foi super desenvolvido por causa de toda uma tendência da indústria de reduzir cilindrada para manter performance com menor consumo. Os motores 1.0 atualmente não têm mais nada a ver com aqueles que equipavam os chamados “carros populares” das décadas de 1990 e 2000.

Fiat Uno Mille Smart modelo 2000 azul metálico de frente na frente do muro de pedras
O Fiat Uno Mille foi um dos modelos de sucesso no segmento de carros 1.0

Pelo contrário, fizeram motores 1.0 de três cilindros com potência maior que a de propulsores 1.3 e 1.5, utilizando tecnologias como turbo, injeção direta de combustível, eixo comando variável. Você pode até não entender o que significa tudo isso, mas saiba, já se encontra no Brasil atualmente motor 1.0 de até 130cv. Anda muito bem. Não é mais aquela “lesma” que andava se arrastando e prejudicando o trânsito, principalmente nas subidas.

Os carros 1.0 de hoje são confiáveis?

Atualmente, os carros com motor 1.0 são confiáveis. Você pode comprar os modelos equipados com motor 1.0 turbo flex e usar gasolina ou etanol sem o menor problema. Alguns mecânicos torcem o nariz para esses novos motores, alegando que podem apresentar problemas no bico injetor e em outros componentes. Nada disso! Motor 1.0 litro turbo flex está aprovado no mundo inteiro, com gasolina, etanol ou até GNV. Pode comprar e ficar tranquilo.

E se você gostou do vídeo que você assistiu pelo canal do VRUM no YouTube, não se esqueça de acionar o sininho e se inscrever. Fazendo isso, você será notificado dos próximos vídeos, todos tão exclusivos como esse. Mas lembre-se que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além, é claro, do portal, vrum.com.br, onde você encontra todas as novidades do setor automotivo, notícias, dicas, serviços e avaliações.

Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube: dicas, lançamentos, serviços e testes