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Carro zero: na hora de comprar, opte pelo modelo 2023

Nesse período, as concessionárias costumam oferecer algumas vantagens para “desovar” o estoque, mas dê preferência ao modelo 2023

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Associação dos fabricantes acredita que o mercado deve fechar 2023 com crescimento na faixa entre 5% e 7%
Associação dos fabricantes acredita que o mercado deve fechar 2023 com crescimento na faixa entre 5% e 7% Foto: Associação dos fabricantes acredita que o mercado deve fechar 2023 com crescimento na faixa entre 5% e 7%

Fim do ano velho, início do ano novo. É boa hora pra comprar carro zero? Nesse período, você pode encontrar boas oportunidades no mercado, sim, mas é preciso ficar atento porque tem situações que influenciam diretamente no preço, como o ano/modelo novo e o IPVA chegando.

Com metas a cumprir para o fechamento das vendas, muitas concessionárias acabam facilitando os negócios, oferecendo descontos, pagando um pouco mais pelo usado na troca, enfim, criando oportunidades para se livrar do estoque de carro zero e fechar 2022 em alta. Portanto, é possível encontrar boas ofertas.

IPVA grátis ou conversa fiada?

Algumas concessionárias costumam atrair o cliente oferecendo “IPVA grátis”. Fique atento, pois o IPVA é recolhido de forma parcial, ou seja: ao comprar o carro zero em dezembro, por exemplo, o consumidor vai pagar somente 1/12 do valor do imposto. Portanto, se oferecerem IPVA grátis, certifique-se se a gratuidade é para (todo) o ano de 2023.

A propósito, fala-se que o IPVA de 2023 vai subir, em média, 11%. O imposto não vai subir, seu carro é que valorizou. O percentual do imposto não mudou: 2%, 3% ou 4%, dependendo do estado: você vai pagar mais caro porque o seu carro está valendo mais.

Carro zero de duas cabeças

Nesse período de fim de ano você pode encontrar à venda o modelo 2022 e o modelo 2023. A maioria das marcas já colocou no mercado a linha 2023, mas outras não. Em alguns casos, a concessionária pode ter no estoque os dois ano/modelos. A melhor opção, sem dúvida é o modelo 2023, isso porque, na hora da revenda, daqui dois ou três anos, ele vai valer mais do que o modelo 2022, pois o que vale no mercado é o ano/modelo, e não o ano de fabricação.

O raciocínio vale também pra quem vai comprar carro zero em janeiro: se na nota fiscal estiver “ano de fabricação 2022”, não há problema. Se o que vale é o ano/modelo, tanto faz quando o carro foi fabricado.

https://youtu.be/jGbYF8aOn-0

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