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Carro por assinatura pode ser opção para se livrar das despesas

Há vantagens e desvantagens nesta modalidade de locação de veículos, mas vale lembrar que nas mensalidades estão incluídas despesas que o dono do carro teria

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Na opção do carro por assinatura, o consumidor assina o contrato pelo tempo que desejar e faz o uso do veículo durante esse período
Na opção do carro por assinatura, o consumidor assina o contrato pelo tempo que desejar e faz o uso do veículo durante esse período Foto: Na opção do carro por assinatura, o consumidor assina o contrato pelo tempo que desejar e faz o uso do veículo durante esse período

Uma nova modalidade de uso do carro está crescendo no Brasil, a chama a “assinatura”, o que não é muito diferente da locação. Mas enquanto a locação é tradicionalmente para o uso eventual do veículo, por períodos curtos, em viagem e deslocamentos eventuais, o carro por assinatura pretende substituir a compra do bem pelo consumidor. Ou seja, em vez de investir na compra do carro, o usuário faz a locação por um, dois ou três anos, pagando uma mensalidade, onde estão incluídos todos os gastos que o dono teria com o uso e a manutenção ao longo desses períodos.

https://youtu.be/aDd26ZQiWLM

Mas será que é vantagem para o consumidor alugar em vez de comprar? É difícil responder essa pergunta com boa dose de acerto. Há vantagens e desvantagens em cada um dos sistemas. A princípio, o sistema de carro por assinatura está sendo mais usado por empresas, para substituir a frota de veículos da gerência e diretoria ou para a frota de veículos de trabalho. Outro segmento que tem feito uso desse sistema é o aluguel para carros de aplicativos de transporte.

A vantagem de fazer uso de um carro por assinatura é se livrar do custo de manutenção. A empresa de locação se responsabiliza por todas as despesas, como documentação, impostos, manutenção preventiva e até a franquia em caso de acidente. Além dos custos, portanto, a assinatura livra o usuário de preocupação com o carro, uma vez que a empresa que domina a telemetria é responsável por avisar o cliente sobre a hora da troca de peças e de todo tipo de serviço.

A grande vantagem de se optar por um carro por assinatura por longo prazo é que o cliente não precisa investir na compra do veículo: além dos altos preços que o mercado tem hoje para o carro zero, o comprador enfrenta ainda as taxas altas de juros de financiamento e a aprovação do crédito.

A maior parte dos “assinantes” é de pessoas que usam o carro predominantemente em ambiente urbano, no dia a dia, que rodam cerca de 800 quilômetros por mês. Os preços variam conforme o carro (novo ou usado) e o tempo do contrato (12, 24 ou 36 meses).

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