São grandes as chances do carro flex apresentar problemas na partida nos dias frios do inverno. Principalmente se ele for equipado com o famigerado e ultrapassado tanquinho de partida a frio, uma verdadeira fonte de problemas. Um deles é o envelhecimento da gasolina depositada no recipiente, fato que vai gerar danos ao sistema. Mas a falha na partida pode estar relacionada também a defeito na bombinha que injeta a gasolina no motor quando o carro está abastecido com etanol.
O sistema de partida a frio de carro flex mais antigo traz esse arcaico tanquinho auxiliar que deve ser abastecido com gasolina, que é injetada junto com etanol para fazer o motor girar mais fácil nos dias de temperaturas abaixo de 15 graus. Isso acontece porque o etanol entra no propulsor em forma líquida, o que dificulta a queima na hora da partida. Já a gasolina entra em forma de vapor, contribuindo com o sistema de partida a frio quando o carro está abastecido com etanol.
E o tanquinho de partida a frio do carro flex deve ser abastecido preferencialmente com gasolinas Podium ou Premium, que duram por mais tempo. As gasolinas comum e aditivada têm prazo de validade mais curto, e se ficarem por muito tempo no tanquinho podem apodrecer, perdendo as características originais. E isso certamente vai gerar problemas no sistema de partida e até no motor.
Mas se você abastece o tanquinho do seu carro flex com a gasolina de melhor qualidade e maior durabilidade, e mesmo assim continua tendo dificuldades para dar a partida nos dias mais frios, o problema pode ter outra origem.
O sistema de partida a frio do carro flex conta com uma bombinha elétrica que injeta a gasolina no motor. E se há dificuldade na partida ao virar a chave na ignição nos dias frios, o problema pode estar relacionado com a queima ou o travamento da bombinha. Ou pode ser apenas um mau contato, que não vai permitir que a bombinha funcione de maneira adequada.
Vale lembrar que a bombinha só é acionada se o tanque estiver abastecido com etanol, o que justifica a injeção extra de gasolina. Ou então se a temperatura estiver abaixo dos 15 graus. Existem sensores que detectam essas duas possibilidades e enviam para a central eletrônica a mensagem de que é necessário acionar a bombinha para injetar gasolina para facilitar a partida. Mas se um desses sensores estiver estragado, o sistema vai falhar e seu carro flex não vai pegar nas manhãs frias do inverno.
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