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Câmbio automático: não caia no conto do automatizado

Existem diferenças fundamentais entre os dois tipos de câmbio e o automatizado virou mico no mercado, pois é sinônimo de problemas e prejuízo

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Câmbio automatizado I-Motion do VW up! comprometia o desempenho
Câmbio automatizado I-Motion do VW up! comprometia o desempenho Foto: Câmbio automatizado I-Motion do VW up! comprometia o desempenho

Há poucos anos, muito recentemente, câmbio automático era um mito. O consumidor brasileiro morria de medo de comprar um carro com câmbio automático. E as alegações eram de que a manutenção era complicada, as peças eram importadas e caras, faltavam componentes, o mecânico não entendia do assunto, e nem todas as oficinas prestavam serviço de manutenção do componente. De repente, mudou tudo e além do automático veio o automatizado.

câmbio easytronic automatizado do chevrolet meriva
Chevrolet Meriva tinha a opção do câmbio automatizado Easytronic

No ano passado, as vendas de carros equipados com câmbio automático foram maiores que as dos modelos com câmbio manual. As pessoas começaram a perceber que os carros com câmbio automático eram mais confortáveis, pois não havia a necessidade de se pisar no pedal da embreagem e ficar trocando de marchas o tempo todo no trânsito congestionado.

Diante disso, o consumidor brasileiro mudou a maneira de pensar e passou a comprar carro com câmbio automático, inclusive no segmento de usados e seminovos. Mas é exatamente aí que é preciso ficar atento, pois há quem venda carro com câmbio automatizado dizendo que é automático. Os sistemas até se parecem, pois dispensam o uso do pedal de embreagem e não é preciso mudar de marcha.

Então o câmbio automatizado não é automático? É e não é. O automatizado é um sistema computadorizado, eletrônico, hidráulico, que realmente dispensa que o motorista pise no pedal de embreagem para passar as marchas. Mas é um sistema que não convenceu e não vingou no mercado brasileiro.

O câmbio automatizado recebeu diferentes nomes no Brasil, pois cada marca tinha o seu. O pior câmbio automatizado que apresentava muitos problemas era o PowerShift da Ford. Por isso, evite comprar carros da Ford equipados com esse câmbio, pois a própria montadora substituiu o PowerShift por um câmbio automático convencional em seus modelos.

A Fiat tinha o câmbio automatizado Dualogic, que depois mudou para GSR, mas era o mesmo princípio. Porém, a Fiat também mudou e ideia e abandonou o Dualogic, que foi substituído pelo câmbio automático convencional e também pelo CVT.

câmbio automatizado GSR da Fiat
A Fiat substituiu o Dualogic pelo GSR

A Volkswagen também teve o seu câmbio automatizado, o I-Motion, que também não vingou e foi abandonado. A General Motors não ficou de foram e lançou o Easytronic, que ficou popularmente conhecido como “Easytranco”. A Renault teve o Easy'R, um câmbio automatizado que também não vingou no mercado brasileiro. Cuidado com todos os câmbios automatizados. Não funcionam bem, dão dor de cabeça, aborrecimento e prejuízo no bolso.

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