UAI
Fala, Boris!

Pneus com desgaste irregular: certeza de problemas no carro

Cuidados com a manutenção das suspensões, alinhamento da direção e conferência da calibragem podem prolongar a durabilidade dos pneus do seu automóvel

Publicidade
O desgaste irregular no pneu pode ser indicativo de algum problema na suspensão ou falta de alinhamento da direção
O desgaste irregular no pneu pode ser indicativo de algum problema na suspensão ou falta de alinhamento da direção Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

Um termômetro pode indicar a temperatura do seu corpo, mas também há aquele usado para fazer medições do clima, indicando se faz calor ou frio. Mas os pneus do carro também podem ser chamados de termômetro, pois indicam eventuais problemas nas suspensões e na geometria da direção, além de revelar que o dono é relapso e preguiçoso.

Essa “carapuça” certamente servirá para muitas pessoas que não têm o hábito de cuidar da manutenção preventiva do carro. O primeiro cuidado a ser observado é o alinhamento da direção, pois se não estiver correto provocará o desgaste irregular dos pneus.

E se o motorista esqueceu de calibrar os pneus no posto ou deixou de fazê-lo porque estava com pressa e ficou para depois, certamente também terá problemas. Cerca de 70% dos carros que trafegam pelo Brasil estão com a pressão dos pneus abaixo da recomendada, pois eles vão esvaziando devagar e o motorista não percebe.

E quando a pressão dos pneus está abaixo da recomendada, a banda de rodagem vai apresentar um desgaste irregular nas extremidades. Vale lembrar ainda que vai aumentar o consumo dos pneus, reduzindo a durabilidade dos mesmos, se estiverem descalibrados. E nessa condição, o carro fica também mais instável, comprometendo a segurança. Tudo isso porque o cidadão não teve tempo de calibrar os pneus.

Mas tem também o outro extremo: pessoas que gostam de calibrar os pneus do carro colocando umas libras a mais, sob a alegação que isso contribui para a redução do consumo de combustível. É verdade, mas reduz também a durabilidade dos pneus, pois o carro fica mais “duro”. Além disso, o excesso de pressão nos pneus provoca desgaste irregular no meio da banda de rodagem.

É importante saber que o desgaste da banda de rodagem dos pneus tem que acontecer de forma regular. Não pode estar gasto em escamas, mais áspero ou mais desgastado nas extremidades do que no meio. Todos esses sinais indicam problema de preguiça do motorista. Portanto, daqui pra frente você é responsável por qualquer despesa extra com seu automóvel.

Gostou de mais essa dica sobre a importância da calibragem dos pneus para evitar desgaste irregular? Então não deixe de ativar o sininho, curtir e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso você será notificado sobre novas publicações, ficando por dentro de tudo o que acontece no setor automotivo. Vale lembrar que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (Twitter), além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas