UAI
FALA, BORIS!

Volkswagen Amarok vendida no Brasil será chinesa?

Com sua picape média precisando de uma renovação mais significativa, a Volkswagen poderá optar por adotar um projeto de uma de suas sócias chinesas

Publicidade
Caminhonete chinesa pode servir de base para a futura geração da Amarok
Caminhonete chinesa pode servir de base para a futura geração da Amarok Foto: Divulgação

Você já pensou em fazer um negócio da China ao comprar um Volkswagen no Brasil? Pois é o que pode acontecer em breve se a marca alemã decidir trocar a Amarok que ela produz na Argentina por uma picape chinesa produzida por suas sócias, a JAC ou a SAIC.

Na verdade, a Volkswagen Amarok produzida na Argentina é um problema, pois está há 13 anos no mercado brasileiro sem jamais ter feito frente a concorrência. A solução adotada pela marca alemã na África do Sul foi comprar o projeto da novíssima Ford Ranger, já que a montadora norte-americana é especialista em caminhonetes.

A Volkswagen poderia fazer o mesmo na América do Sul, mas achou muito caro o preço pedido pela Ford na Argentina, e está, então, desenvolvendo um facelift, um tipo de quebra-galho de estilo para dar mais alguns meses de sobrevida a Amarok, até lançar uma substituta de fato.

Porém, a Volkswagen lembrou-se, então, de que suas sócias chinesas fazem ótimas picapes e que ficaria muito mais barato trazer o projeto de uma delas. Outra opção seria fabricá-la na Argentina com parte dos componentes vindos da China. Ou então importar a caminhonete pronta.

Os diretores da Volkswagen no Brasil ainda não bateram o martelo, mas estudam essa possibilidade. Uma das picapes cotadas é a Maxus T90, produzida pela SAIC, com a vantagem de ter sido projetada para receber motorização a diesel ou elétrica.

A caminhonete chinesa é exportada para diversos países e se destaca por ser muito bem equipada, moderna, com diversas funções por comando de voz. A picape pode ter duas opções de motores a diesel, sendo um 2.0 litros turbo com 162cv ou um biturbo de 215cv, com câmbio automático de oito marchas. Tração nas quatro rodas e diversos modos de condução.

E tem ainda a versão elétrica, a Maxus T90 EV, com 178cv, bateria de 88,5kWh, com autonomia de 535 quilômetros. A picape tem capacidade de carga de mil quilos. As dimensões são semelhantes às da Ford Ranger ou Volkswagen Amarok. Lançada em 2021, ela tem cabine dupla e estilo robusto e agressivo.

Por outro lado, outra caminhonete também muito defasada em nosso mercado é a Volkswagen Saveiro, com a mesma idade da Amarok, e que acaba de passar por um facelift. Mas a solução definitiva seria tirar da gaveta o projeto Tarok, apresentado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, e que seria produzida na fábrica da Argentina. Mas o projeto foi abandonado pela então diretoria da empresa.

Gostou desse vídeo que fala sobre o futuro da Volkswagen Amarok no Brasil? Então não deixe de ativar o sininho e curtir os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. E não deixe de se inscrever nos canais para ser notificado de novas publicações com as últimas notícias do mundo automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X, além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas